O Shebanq, um banco de dados online sobre a Bíblia em hebraico (idioma em que foi escrito boa parte do Antigo Testamento), recebeu o prêmio “Best Digital Humanities Tool or Suite of Tools” (Melhor Ferramenta ou Conjunto de Ferramentas Digitais da Área de Humanas) de 2014. Trata-se do maior reconhecimento acadêmico da área de ciências humanas digitais.
“Receber este prêmio por uma ferramenta que foi desenvolvida para pesquisa do Antigo Testamento – um campo periférico se comparado à sociologia, psicologia, política e outros setores da ciência que são geralmente considerados muito mais relevantes – é como receber um Oscar”, considera Oliver Glanz, um dos três membros da equipe que desenvolveu o Shebanq. Ele é professor assistente de Antigo Testamento no Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia da Universidade Andrews.
O Shebanq (Sistema de texto Hebraico: Anotações para Questões, ou consultas, e Remarcação) foi recentemente disponibilizado em um site, após várias décadas de desenvolvimento. [Fonte: Márcio Basso, equipe ASN / Com informações da Adventist Review]
Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.