Atenção

Banco de dados online sobre o Antigo Testamento ganha “Oscar” da comunidade científica

1 minuto de leitura

Banco-de-dados--online-sobre-o--Antigo---Testamento--ganha-Oscar-da--comunidade--cientificaO Shebanq, um banco de dados online sobre a Bíblia em hebraico (idioma em que foi escrito boa parte do Antigo Testamento), recebeu o prêmio “Best Digital Humanities Tool or Suite of Tools” (Melhor Ferramenta ou Conjunto de Ferramentas Digitais da Área de Humanas) de 2014. Trata-se do maior reconhecimento acadêmico da área de ciências humanas digitais.

“Receber este prêmio por uma ferramenta que foi desenvolvida para pesquisa do Antigo Testamento – um campo periférico se comparado à sociologia, psicologia, política e outros setores da ciência que são geralmente considerados muito mais relevantes – é como receber um Oscar”, considera Oliver Glanz, um dos três membros da equipe que desenvolveu o Shebanq. Ele é professor assistente de Antigo Testamento no Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia da Universidade Andrews.

O Shebanq (Sistema de texto Hebraico: Anotações para Questões, ou consultas, e Remarcação) foi recentemente disponibilizado em um site, após várias décadas de desenvolvimento. [Fonte: Márcio Basso, equipe ASN / Com informações da Adventist Review]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.

Sobre Márcio Tonetti

Avatar
Editor associado da Revista Adventista

Veja Também

Inteligência artificial

Como os “robôs” têm ajudado no atendimento à crescente demanda por estudos bíblicos durante a pandemia.