Documento com diretrizes curriculares da educação adventista deve ser concluído neste ano

1 minuto de leitura

Publicação deve ampliar as possibilidades de integração entre fé e ensino

educadores adventistas-elaboracao-de-diretrizes-curriculares-1Uma comissão formada por representantes da rede educacional adventista no Brasil trabalha para concluir até o final do ano um documento padrão contendo as diretrizes curriculares da educação adventista. Nesta semana, os 50 integrantes do conselho editorial se reuniram na Casa Publicadora Brasileira, em Tatuí (SP), para dar continuidade ao projeto.

O diretor associado do departamento de Educação da sede sul-americana da Igreja Adventista e um dos coordenadores da iniciativa, Ivan Góes, explica que a publicação será um referencial para o trabalho do professor, para os livros didáticos e para a capacitação docente. “Além de reforçar o caráter de rede, esse documento também irá favorecer uma maior integração entre fé e ensino”, acrescenta.

ENTENDA

educadores adventistas-elaboracao-de-diretrizes-curriculares-2Embora já existam os chamados PCN´s (Parâmetros Curriculares Nacionais), criados pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de sugerir diretrizes básicas para os currículos escolares, o documento que vem sendo elaborado pela Comissão de Referenciais Curriculares da rede adventista busca definir cada disciplina e elencar os conteúdos a ser estudados a partir de uma cosmovisão cristã.

“Com base na pedagogia adventista, que expressa a nossa maneira de entender o mundo, o homem, a família e o desenvolvimento do aluno, é que construímos o currículo acadêmico”, esclarece Góes.

Na primeira etapa, a equipe composta por representantes de centros universitários, coordenadores pedagógicos, professores e membros do setor de didáticos da Casa Publicadora Brasileira está focada nas diretrizes curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). A publicação do material está prevista para 2016. [Márcio Tonetti, equipe RA / Fotos: William de Moraes]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.