Morre o pastor Ruy Nagel, ex-presidente da Igreja Adventista na América do Sul

2 minutos de leitura

Nagel, que serviu a igreja por mais de quatro décadas, faleceu aos 75 anos

morre-o-pastor-Ruy-Nagel-ex-presidente-da-Igreja-Adventista-na-America-do-Sul
Foto: Reprodução ASN
Morreu na madrugada desta sexta-feira, 1º de maio, o pastor Ruy Nagel, ex-presidente da Igreja Adventista na América do Sul. Segundo informaram os familiares à Agência Sul-Americana de Notícias, ele foi acometido por um infarte. Nagel vivia em Porto Alegre desde 2007, quando se aposentou, e frequentava a Igreja Adventista da Floresta. Ele serviu a Igreja Adventista por aproximadamente 45 anos.

Ruy Nagel nasceu no dia 27 de setembro de 1939 na cidade gaúcha de Jaguari e era filho de Arthur e Ida Heinrich Nagel. Casou-se em 19 de dezembro de 1961 com Evelyn, que foi por muitos anos líder de Ministério da Mulher da Igreja Adventista para oito países sul-americanos. O casal não tinha filhos.

Nagel foi aluno do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), localizado em Taquara (RS), e estudou Teologia no antigo Instituto Adventista de Ensino (IAE) onde se formou em 1956. Iniciou seu ministério em 1962 como pastor distrital no território atendido hoje pela Associação Sul Riograndense e sua ordenação ao ministério ocorreu em 28 de janeiro de 1967.

Trabalhou principalmente como diretor financeiro (Tesouraria) na Associação Sul Riograndense (Rio Grande do Sul), Associação Brasil Central (Goiás e DF), União Norte Brasileira, Hospital Adventista Silvestre (Rio de Janeiro) e, em junho de 1980, tornou-se diretor financeiro da Divisão Sul-Americana, com sede em Brasília.

Entre 1980 e 1995 serviu na área de Tesouraria da Igreja para oito países sul-americanos até ser nomeado, em agosto de 1995, como presidente da Divisão Sul-Americana. Foi substituído posteriormente pelo atual presidente da Divisão, pastor Erton Köhler, que assumiu em 2006.

Homenagens

Diversos líderes da Igreja Adventista prestaram suas homenagens e expressaram seus sentimentos aos familiares. “São muitas as lembranças que ficam. Por isso estou certo de que ele descansa no Senhor, mas suas obras e seu exemplo de vida permanecerão vivos e influenciam aqueles que continuam com esta missão. Ele cumpriu fiel e dignamente a missão que recebeu do Senhor. Hoje tenho o privilégio de construir sobre muitas das bases que ele deixou e a visão de seriedade e compromisso com a missão que ele tão persistentemente consolidou. Sua obra foi tão forte que vai além de seus dias”, disse o pastor Erton Köhler.

Nas redes sociais, muitos internautas também deixaram mensagens de conforto e relembraram a importância de Ruy Nagel para a Igreja Adventista.

“O Pr. Ruy era muito especial para todos nós. Administrador, líder, conselheiro e amigo de verdade! Estamos chorando pela perda. Mas, em breve, a gente vai se encontrar”, expressou o pastor Siloé Almeida pelo Facebook.

“O pastor nos deixa um grande legado de um líder cristão, íntegro, dedicado, diplomata, amava o que fazia e dedicou o seu tempo e talento servindo a obra de Deus nesta terra”, postou Meibel Mello Guedes na página de Evelyn Nagel na mesma rede social.

[Equipe RA, da Redação / Com informações de Felipe Lemos e Andreia Silva, da equipe ASN]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.