Atenção

Sociedade teológica criada na América do Sul irá fomentar pesquisas e a publicação de livros

1 minuto de leitura
Iniciativa conta com a participação teólogos, professores de seminários, docentes da área de Ensino Religioso e pastores que atuam em editoras adventistas

Sociedade-teologica

Teólogos, professores de seminários, docentes da área de Ensino Religioso e pastores que atuam em editoras adventistas participaram da criação da Sociedade Sul-Americana de Teologia, durante um encontro realizado no Unasp, campus Engenheiro Coelho, nos dias 4 e 5 de maio. A exemplo da Adventist Theological Society (ATS), estabelecida nos Estados Unidos em 1988, a iniciativa sul-americana nasce com o propósito de promover estudos bíblicos, teológicos e históricos de apoio à mensagem e missão da igreja.

Conforme explica o reitor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, doutor Reinaldo Siqueira, embora a nova sociedade deva trabalhar em sistema de cooperação com a norte-americana, ela atuará de modo independente.

A iniciativa, encabeçada pelo SALT, surgiu como resposta a um pedido feito pelos participantes do 10º Simpósio Bíblico-Teológico Sul-Americano, que aconteceu no Chile em 2013.

“Desejamos que esse grupo tenha a oportunidade de desenvolver trabalhos conjuntos em diferentes áreas da Teologia, a fim de servir melhor a igreja e a sociedade com suas pesquisas e com seu ministério”, afirma Siqueira.

Para Eduardo Rueda, um dos editores da Casa Publicadora Brasileira vinculados ao projeto, “a Sociedade de Teologia será uma oportunidade de reproduzir o que faziam nossos pioneiros, dedicando horas ao estudo profundo da Palavra de Deus e, depois, apresentando ao povo o resultado dessas pesquisas”.

Primeiros passos

Já no primeiro encontro, foram apresentadas pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelos participantes e realizadas discussões em grupo sobre temas específicos na área teológica. Houve também espaço para discutir como promover o intercâmbio entre os profissionais e as instituições participantes.

A partir desse esforço conjunto, novas publicações devem ser lançadas com o objetivo de atender a igreja nos próximos anos. A expectativa é que isso ocorra já em 2017, por ocasião do 12º Simpósio Bíblico-Teológico Sul-Americano, na Universidad Adventista del Plata, na Argentina.

Uma das primeiras definições dos participantes da sociedade foi a de que os encontros aconteçam a cada dois anos, sempre ligados aos simpósios teológicos, como ocorreu neste ano no Unasp, que sediou a 11ª edição do evento.

O próximo passo da Sociedade Sul-Americana de Teologia será a elaboração de um estatuto e a definição dos membros do conselho diretivo. [Márcio Tonetti, equipe RA]

LEIA TAMBÉM

Simpósio sul-americano reflete sobre a vida e ministério de Ellen White

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.

Sobre Márcio Tonetti

Avatar
Editor associado da Revista Adventista

Veja Também

Na linha de frente

Médico adventista fala sobre a rotina daqueles que estão lutando para salvar vidas em meio à pandemia