Fim de ano na ponta do lápis

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Saiba como fazer um balanço do ano escolar e ajudar seu filho a ter melhor desempenho em 2017
Créditos da imagem: Fotolia
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Enquanto a maioria dos professores corre contra o tempo para fechar as notas, muitos alunos já comemoram o fim de mais um ano letivo. No entanto, é possível que para alguns o saldo não seja tão positivo. Que tal fazer um balanço do ano escolar do seu filho?

Primeiramente, sente-se com ele e verifique se todas as atividades foram realizadas ou se ainda existem pendências. Depois, avalie o grau de compreensão a respeito de alguns dos assuntos estudados. Ao fazer isso, tente perceber se tudo que foi assimilado e aprendido se reflete nas notas e nos conceitos.

Porém, é importante lembrar que as notas se constituem apenas uma parte do processo, mas que nem sempre têm correspondência recíproca com a aprendizagem. O que isso quer dizer? Que uma boa nota não significa necessariamente que houve aprendizagem efetiva e vice-versa.

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Nesse momento de análise e reflexão, caso os resultados não sejam bons, ainda é possível fazer algo? Se sim, dialogue abertamente com os professores, com o orientador escolar e com o coordenador pedagógico, a fim de buscar não somente a recuperação da nota, mas acima de tudo a aprendizagem necessária para subsidiar a etapa escolar seguinte. Se não, cabe aprender com o erro, para que haja diferença de postura e ação no novo ano.

Algumas atitudes tomadas pelos pais podem ajudar a melhorar o rendimento escolar dos filhos:

  • Diminua o acesso das crianças à internet, TV e games até que atinjam o objetivo esperado. Porém, é fundamental que os pais dialoguem com os filhos sobre o motivo de tal decisão, a fim de conduzi-los à reflexão e resolução do problema.
  • Mantenha uma relação mais próxima com seu filho. Frequentemente, pergunte como foi a aula, o que ele aprendeu, do que mais gostou e o que não achou interessante.

Por outro lado, há recomendações importantes a ser seguidas pelos próprios estudantes:

  • Separe ao menos uma ou duas horas por dia para estudar e recapitular os conteúdos. Porém, é importante dedicar tempo para atividades de lazer e exercícios físicos diariamente;
  • Peça ajuda aos professores, ou ao orientador educacional, a fim de saber como estudar cada matéria. Cada disciplina tem uma forma de ser estudada. Por exemplo, a matemática requer prática, resolução de problemas. Por sua vez, redação se aprende lendo e escrevendo;
  • Busque na internet conteúdos relacionados com os temas estudados. Porém, é preciso ter disciplina para manter o foco e não dispersar em meio a tanta informação;
  • Siga uma ordem de urgência. Priorize o que deve ser estudado primeiro.

Na realidade, se essas dicas fossem praticadas ao longo de todo o ano propiciariam maior engajamento dos alunos e mesmo da família, resultando em um bom desenvolvimento escolar.

Também vale lembrar que cada escola tem uma cultura de comunicação. O manual do aluno, bem como os murais, circulares, e-mails, newsletters, mensagens e faixas são alguns dos instrumentos que podem compor os meios de interação entre a escola, alunos e pais. Devem ainda ser considerados o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar. Esses documentos são essenciais para um relacionamento mais significativo, no qual cada parte compreende bem seu papel.

Para que o aluno tenha sucesso, unir forças é o melhor caminho. Quando a família, o aluno e a escola estão de mãos dadas, os resultados podem surpreender!

Não é preciso esperar as notícias do último bimestre para se aproximar da escola. Independentemente do desenvolvimento do aluno, família e escola devem estar sempre unidas, dialogando, trocando ideias, buscando apoio uma na outra para beneficiar o filho, o aluno, o cidadão.

Família bem informada e atuante auxilia no desenvolvimento da comunidade escolar e isso independe do status social que ela possa ocupar. Família e escola ativas quase sempre geram alunos ativos. E quem ganha com isso? Todos nós!

NÁDIA TEIXEIRA é mestre em educação, psicopedagoga e pedagoga. Trabalha na CPB como coordenadora pedagógica da Universidade Corporativa da Educação Adventista

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.