Amor que restaura

3 minutos de leitura

A igreja deve assumir uma parte ativa na missão de salvar

Stanley Arco

Crédito da imagem: Adobe Stock

“Eu nunca havia ministrado curso bíblico, mas senti muita vontade de estudar com alguém”, explicou Keila Porto de Souza Juvenal, líder do Ministério de Recepção e Escola Sabatina na Igreja de Cidade Beira Mar, em Rio das Ostras (RJ), após o desafio feito pela igreja no projeto de dar estudos bíblicos.

Keila logo incluiu o esposo, Thiago da Silva Juvenal, na realização desse desejo. A primeira atitude do casal foi pedir a orientação de Deus para essa tarefa. Eles oraram: “Senhor, Tu sabes do nosso desejo, e, se somos capazes de dar estudos bíblicos, pedimos que coloques em nossa vida a pessoa que precisa estudar.”

No trabalho, Deus conduziu um novo cliente para Keila, Miqueias Santos de Jesus, que pediu um dos produtos que ela vendia. A cada pedido do catálogo de Keila, Miqueias fazia perguntas a respeito da Bíblia. A missionária, então, pôde entender que Deus havia colocado Miqueias no caminho do casal, conforme o pedido feito por ela e seu esposo em oração.

“Perguntei ao Miqueias se ele gostaria de estudar a Bíblia, porque eu e o Thiago queríamos estudar com alguém. Ele aceitou. Passados alguns dias, ele me cobrou esse estudo”, conta Keila. Porém, a disponibilidade de Miqueias era somente a partir de março, mês em que ocorreria a programação da Semana Santa.

Todos nós somos restaurados pelo amor que vive e, por isso, temos que viver para salvar outros

Em março de 2021, as igrejas estavam fechadas por causa da pandemia, cumprindo os decretos. Os cultos foram realizados de forma virtual. Diariamente aconteciam lives ministradas pelo pastor ­Elison Abreu, diretor do Ministério Pessoal da Associação Rio Fluminense. E todos os dias Thiago e Keila encaminhavam o link do programa para Miqueias.

As mensagens que Miqueias assistia tocavam muito sua vida, e um dia ele resolveu ir à Igreja de Cidade Beira Mar, onde acontecia a transmissão realizada pelo pastor Elison, porque já não queria ouvi-lo on-line, e sim ao vivo. Também queria ter a oportunidade de devolver os dízimos que vinha separando.

Miqueias foi alcançado pelo casal missionário Keila e Thiago e restaurado pelo amor de Deus. “O Espírito Santo vem me tocando e mostrando que eu preciso ser fiel a Cristo, totalmente fiel. Tomei a decisão de ser batizado e não vejo a hora de poder ajudar meus irmãos e minha igreja”, confessou com alegria.

O pastor da congregação local, Nelson Domingos Filho, que incentivou os membros a alcançar pessoas para Cristo, relatou que, na Semana Santa deste ano, Miqueias será batizado e, enfim, estará de volta aos braços do Pai. Miqueias foi restaurado em Cristo e tem plena convicção de que o amor vive.

Neste ano, pela 53a vez e de maneira ininterrupta, a igreja utiliza a Semana Santa como uma oportunidade especial de apresentar o sacrifício de Cristo como fato indispensável para nos restaurar do pecado. Quando as mulheres, chorando, perplexas e angustiadas, buscavam Cristo entre os mortos, os anjos perguntaram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos Aquele que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou” (Lc 24:5, 6). Sim, Cristo vive, e é por isso que temos esperança.

Convidando a igreja a tomar “parte ativa na obra da salvação”, a mensageira do Senhor nos aconselha: “Procurem acesso às pessoas em cuja vizinhança vocês vivem. Ao lhes apresentar a verdade, utilizem palavras de solidariedade cristã.” E observou: “Aqueles que devotam a existência a um ministério semelhante ao de Cristo conhecem o que significa a verdadeira felicidade” (Ellen White, Testemunhos Para a Igreja [CPB, 2021], v. 9, p. 35, 36).

Todos nós somos restaurados pelo amor que vive. Então temos que clamar, buscar, amar e viver para salvar outros. Conto com você. O Céu também.

STANLEY ARCO é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul

(Artigo publicado na seção Bússola da Revista Adventista de abril de 2022)

Última atualização em 14 de abril de 2022 por Márcio Tonetti.