De Jerusalém aos confins da Terra

2 minutos de leitura

Missionários enfrentam desafios e levam a conversões na Terra Santa

Stanley Arco

Foto: Adobe Stock

Israel exerce um fascínio sobre peregrinos de todo o mundo. Para o judaísmo, é a terra prometida aos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó; para o islamismo, trata-se do lugar de onde o profeta Maomé ascendeu aos céus; e para o cristianismo, o cenário da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

No entanto, o paradoxo é que, embora tenha sido o berço do cristianismo, hoje Israel conta com uma das menores proporções de cristãos do mundo, representando apenas 1,9% de seus 9 milhões de habitantes. A Igreja Adventista tem cerca de 800 membros no país; ou seja, um adventista para cada 11.250 habitantes. A título de comparação, na América do Sul, a proporção é de um membro para cada 136 habitantes!

Nesse cenário desafiador, o casal de missionários chilenos Gerardo e Jocelyn Farias é um exemplo de comprometimento. Eles fazem parte de um grupo de 18 famílias ministeriais e cerca de 170 missionários voluntários mantidos pela Divisão Sul-Americana em territórios difíceis para a evangelização.

Em 2018, quando chegaram a Israel, apenas sete pessoas se reuniam para congregar. No entanto, em 2019, a inauguração de um templo no coração de Tel Aviv marcou o início de uma jornada inspiradora. Em 21 de maio de 2022, graças ao crescimento decorrente do evangelismo pessoal, além do amadurecimento da liderança, o grupo foi organizado como igreja. Atualmente, a congregação tem cerca de 40 membros regulares.


SOMOS TODOS CONVIDADOS A RECEBER PODER E A SER TESTEMUNHAS, LEVANDO A MENSAGEM NÃO APENAS A JERUSALÉM, MAS TAMBÉM À JUDEIA, SAMARIA E ATÉ OS CONFINS DA TERRA

Uma particularidade interessante é o crescente número de judeus imigrantes em Israel, muitos provenientes de países latinoamericanos. Ajudá-los a se adaptar à Jerusalém atual é uma ponte para levá-los a se preparar para a Jerusalém celestial.

Nesse sentido, uma das estratégias mais efetivas para alcançar a comunidade hispânica tem sido os passeios pelos lugares mencionados na Bíblia. A abordagem direta e envolvente, acompanhada por mensagens bíblicas inspiradoras, tem levado muitas pessoas a tomar decisões importantes. Foi assim que Liliana conheceu Jesus e foi batizada. Hoje ela é diretora da Assistência Social Adventista de sua igreja.

Além disso, um centro de influência foi estabelecido para servir à comunidade local. Nele, são oferecidas aulas de inglês, hebraico e culinária saudável. Essa abordagem integral, inspirada no método de Cristo, visa ganhar a confiança das pessoas, atender suas necessidades e compartilhar o poder transformador do evangelho.

Ellen White escreveu: “Os judeus estão vindo para as fileiras dos escolhidos seguidores de Deus e estão sendo contados com o Israel de Deus nestes dias finais. […] Entre a nação judaica, há pessoas que serão salvas. […] Pela fé, muitos dos judeus vão aceitar a Cristo como seu Redentor. […] Haverá muitos conversos entre os judeus, e esses conversos ajudarão a preparar o caminho do Senhor (Evangelismo, p. 401).

Portanto, somos todos convidados a receber poder e a ser testemunhas, levando a mensagem não apenas a Jerusalém, mas também à Judeia, Samaria e até os confins da Terra. O mandamento é claro, e a promessa, inquebrantável. Se não for agora, quando? Se não for conosco, com quem?

STANLEY ARCO é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul

(Artigo publicado na seção Bússola da Revista Adventista de agosto/2023)

Última atualização em 18 de agosto de 2023 por Márcio Tonetti.