Escola de missão

3 minutos de leitura

A responsabilidade de integrar e desafiar as novas gerações

Stanley Arco

Foto: Adobe Stock

O menino Timóteo aprendeu de sua mãe Eunice e de sua avó Loide sobre uma fé não fingida e verdadeira, e o apóstolo Paulo ensinou-lhe os caminhos do evangelho e da missão (2Tm 1:5).

Esse ensino é parte da responsabilidade dos pais e membros da igreja. “Os pais devem revestir-se da armadura, e, por meio do próprio exemplo, ensinar as crianças a ser missionárias”, instruiu Ellen White (Conselhos Sobre Educação, p. 184).

Luene (30 anos) e Pedro Ladeira (34) moram em Nazaré (TO). Desde seu batismo, em 2018, educam o Pedro (7), seu único filho, nos caminhos do Senhor. Em 2019, surgiu “Juntos”, um plano de discipulado dos pais para seus filhos, e eles o aplicam em casa.

Na primeira etapa do programa, os pais estudaram a Bíblia junto com o filho e o incentivaram a orar por um amiguinho que não fosse adventista. Na segunda fase, os pais auxiliaram o filho a estudar a Bíblia com o amigo por quem ele orou.

Durante nove meses, Pedro Henrique orou por Gustavo Calebe (7), seu colega da escola. Entretanto, os pais de Gustavo e os pais de Pedro não se conheciam. Gustavo é filho de um engenheiro civil que tinha chegado havia pouco tempo na região.

Luene fez o convite para Pedro estudar a Bíblia com o Gustavo. A mãe de Gustavo (27) aceitou o convite e se admirou em saber que tinha uma criança orando por seu filho. Os estudos começaram, e a amizade entre as famílias foi se estreitando.

Amanda e o esposo, Yuri ­Teixeira (31), desejaram estudar a Bíblia também. Pedro e Luene nunca tinham ministrado um estudo bíblico e não se sentiam preparados. Mesmo receosos, começaram a estudar junto com o casal de amigos.

Graças a Deus, as crianças e os adultos puderam compreender mais sobre a Palavra de Deus e a missão. Antes mesmo do batismo, Yuri e Amanda já estavam servindo. Participaram com seus discipuladores do Impacto Esperança e dos 10 Dias de Oração.


OS PAIS, A IGREJA E A EDUCAÇÃO ADVENTISTA DEVEM INSPIRAR AS CRIANÇAS A TER UM RELACIONAMENTO VIVO COM O SENHOR E UM FIEL COMPROMISSO COM A MISSÃO

As duas famílias foram transformadas pelo poder do Espírito Santo. Luene e Pedro perderam o medo de compartilhar o amor de Deus e continuam dando estudos bíblicos. Amanda foi batizada e atua na igreja como professora das crianças na Escola Sabatina. Yuri também decidiu pelo batismo e hoje é professor de Escola Sabatina e pregador do evangelho. Pedro, além de continuar estudando a Bíblia com outros amiguinhos, passou a pregar na igreja. Juntamente com o Gustavo, tomou a decisão mais importante de sua vida: ser batizado, ter a Bíblia como guia e valorizar Jesus como o melhor Amigo.

“Jesus amava as crianças; considerava-as como membros mais jovens da família do Senhor. Tratava-as sempre com bondade e respeito, e os mestres devem-Lhe seguir o exemplo. Devem ter o verdadeiro espírito missionário, pois as crianças precisam ser preparadas para se tornarem missionárias”, comenta Ellen White (Conselhos Sobre Educação, p. 187).

Na Divisão Sul-Americana, 1.047.284 são menores de 30 anos (41% do total de membros). Isso sem mencionar as crianças da Escola Sabatina, os desbravadores, aventureiros e alunos da educação adventista que não são batizados. Na última década analisada, batizamos 1.443.151 menores de 30 anos. Tristemente, perdemos 42%, o que deve multiplicar nosso compromisso e esforços para salvá-los.

Os pais, a igreja e a educação adventista, por palavra e exemplo, devem inspirar as novas gerações a ter um relacionamento vivo com o Senhor e um fiel compromisso com a missão, integrando, cuidando, desafiando e levando-as à eternidade. Pela graça de Deus, eu vou. Conto com você!

STANLEY ARCO é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul

(Artigo publicado na seção Bússola da edição de agosto de 2021 da Revista Adventista)

Última atualização em 12 de agosto de 2021 por Márcio Tonetti.

Sobre stanleyarco

stanleyarco
Presidente da Igreja Adventista para a América do Sul

Veja Também

Repovoar o Céu

3 minutos de leitura A Educação Adventista, que completou 125 anos no Brasil em 2021, …