Encare os desafios do novo ano com confiança
Stanley Arco
No inverno tempestuoso da vida, estamos à beira de um clima melhor e eterno. À nossa frente, um novo ano, uma página em branco, uma nova oportunidade para crescer, aprender, desaprender, reaprender e nos aproximar mais de Deus e do Céu.
O profeta Jeremias, testemunha da invasão de Jerusalém em 586 a.C., foi enviado pelo Senhor para proclamar uma mensagem de arrependimento, juízo, esperança e de uma nova aliança que Deus estabeleceria com Seu povo. Suas profecias sobre um “rei justo” anunciavam o Messias (Jr 23:5, 6). Diante do cenário caótico da cidade santa destruída, ele afirmou: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a Tua fidelidade” (Lm 3:22, 23). Esse verso apresenta algumas verdades fundamentais para nossa vida, especialmente em um contexto de novos começos.
A inesgotável misericórdia de Deus. “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos.” Apesar de nossas transgressões e fraquezas, Deus tem demonstrado compaixão repetidamente. Seu amor e Sua misericórdia são inabaláveis. Ao longo da vida, enfrentamos derrotas, mas o Senhor está sempre disposto a nos estender a mão de perdão e restauração. Isso inspira gratidão, alegria, dedicação e a renovação do compromisso com Ele.
Novo começo diariamente. “Renovam-se cada manhã.” Cada dia representa uma nova oportunidade para viver de acordo com os propósitos divinos. Cada amanhecer nos oferece a opção de escrever uma história de amor, serviço e fidelidade a Deus. Assim, o novo dia nos convida a abraçar a esperança e a compartilhá-la com urgência. Ellen White afirmou que “não precisamos penetrar nos Céus para trazer Jesus até nós, nem descer ao abismo para O trazer para cima; pois Ele Se acha à nossa direita, e Seus olhos estão continuamente sobre nós. Devemos procurar sempre compreender que o Senhor está muito perto de nós, para nos ser conselheiro e guia” (Filhos e Filhas de Deus [CPB, 2005], p. 27).
Cada dia representa uma nova oportunidade para viver de acordo com os propósitos divinos
A grandeza da fidelidade divina. “Grande é a Tua fidelidade.” Ao longo da história bíblica e em nossa vida, podemos testemunhar a lealdade de Deus no cumprimento de Suas promessas e em Seu cuidado constante. Sua fidelidade, traço fundamental de Seu caráter, nos proporciona confiança em meio aos desafios.
O valor da perseverança. A vida está repleta de lutas e provações. No entanto, por meio da misericórdia e fidelidade do Senhor, encontramos forças para persistir. É dessa maneira que podemos encarar o futuro com confiança, cientes de que Deus está agindo em nossa vida para nosso benefício e para Sua glória.
Poucos dias depois de uma Assembleia Geral da igreja, em meio a uma intensa tempestade de neve, Ellen White escreveu: “Quanto mais inclemente o clima, maior a necessidade de obtermos o brilho da presença de Deus. Esta vida, no melhor dos casos, é apenas o inverno do cristão; e os ventos frios do inverno – decepções, perdas, dor e angústia – são nossa porção aqui; mas nossas esperanças estão voltadas para o verão do cristão, quando mudaremos de clima, deixaremos para trás todos os ventos invernais e as tempestades ferozes e seremos levados às mansões que Jesus foi preparar para aqueles que O amam” (Life Sketches of Ellen G. White [Pacific Press, 1915], p. 239).
Devemos lembrar que, mesmo diante das tempestades presentes ou futuras, Cristo é nosso Capitão. Viajemos sob Sua orientação, que é a garantia presente e eterna. Boa jornada em 2024!
STANLEY ARCO é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul
(Artigo publicado na seção Bússola da Revista Adventista de janeiro/2024)
Última atualização em 2 de janeiro de 2024 por Márcio Tonetti.