O que eu quero é…

2 minutos de leitura

Quais são seus sonhos e desejos para o ano novo?

Stanley Arco

Crédito da imagem: Adobe Stock

O tempo passou muito rápido, e mais um ano está terminando, com suas lutas e vitórias. Se você fosse convidado a completar a frase “o que eu quero para o novo ano é…”, o que responderia? Ter saúde, ser rico, ser feliz, ir para o Céu?

Paulo expressou seu desejo: “O que eu quero é conhecer Cristo e o poder da Sua ressurreição, tomar parte nos Seus sofrimentos e me tornar como Ele na sua morte” (Fp 3:10). Vamos refletir sobre esses desejos.

1. Conhecer Cristo. Paulo não conhecia Cristo? Ele se encontrou com Cristo e foi chamado para ser um apóstolo. Mas o conhecimento acerca de Cristo é obra de toda uma vida. Por isso, ele afirma: “Na verdade, considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor” (Fl 3:8).

Você também quer conhecer Cristo? Como podemos conhecê-Lo? Como desenvolver uma amizade profunda com Ele? Deus Se revela a nós por meio do próprio Cristo, por Sua Palavra, pela natureza, pela oração, pelas profecias, pelos anjos. Precisamos estar atentos e ser intencionais para encontrá-Lo e ter um relacionamento pessoal e diário com Ele.

2. Experimentar o poder da ressurreição de Cristo. Quem não quer viver para sempre? Paulo ansiava pelo poder da ressurreição operando nele. Para obter isso, ele teria que entregar sua vida nas mãos de Cristo, vencer o pecado e viver uma vida como a do Senhor. Enquanto alguns acreditam que tudo termina com a morte, outros pensam que temos vida após a morte. A Palavra de Deus nos assegura que a imortalidade não é concedida na morte, mas na volta de Jesus, quando os justos serão transformados e os que descansam em Cristo ressuscitarão. Por isso, Paulo desejava o poder da ressurreição, apegando-se pela fé à promessa de vida eterna.

O novo ano é uma oportunidade para você conhecer mais a Cristo, experimentar o poder da ressurreição do Salvador, tomar parte no sofrimento Dele e se tornar igual a Ele

3. Tomar parte nos sofrimentos de Cristo. Paulo sabia por experiência própria que seguir a Jesus significa pagar um alto preço, ­negando-se a si mesmo para levar a cruz de Cristo. Ele foi preso sete vezes. Em cinco ocasiões, recebeu 39 açoites. As chicotadas, espancamentos e apedrejamentos causaram-lhe risco de morte. Ele naufragou três vezes, e sua sobrevivência foi um milagre. Os perigos que ele enfrentou foram reais e verdadeiros. Foi com os sofrimentos por viver o ministério e cumprir a missão que Paulo alcançou um grau superlativo de comunhão com o Senhor.

4. Tornar-se como Cristo em Sua morte. Paulo tomou sua cruz diariamente, morreu para si mesmo e viveu para Cristo. O resultado dessa morte foi uma ressurreição espiritual. Paulo afirmou: “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e Se entregou por mim” (Gl 2:19, 20).

Para concluir, o que você realmente quer?

Ellen White assim se expressou: “Desejo ser como Ele, quero praticar Suas virtudes; quero estar entre aqueles que terão seu nome escrito no livro da vida e que serão resgatados. Quero obter a recompensa do vencedor e que meu tesouro esteja no Céu. Desejo estar com Ele ao longo das eras intermináveis da eternidade e conhecer cada vez mais a Palavra de Deus. Quero ter um lar entre os bem-aventurados e quero que você também tenha um lar lá” (Herbert Douglass, Mensageira do Senhor [CPB, 2001], p. 72, adaptado). Que maravilhosa lista de desejos!

STANLEY ARCO é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul

(Artigo publicado na seção Bússola da Revista Adventista de dezembro/2022)

Última atualização em 29 de dezembro de 2022 por Márcio Tonetti.