Lições espirituais de peregrinos rumo ao Céu
Stanley Arco
“Adeus, ano velho…” E assim, 2024 virou história. Como foi sua vida nesse ano? E quanto ao seu desenvolvimento espiritual e missionário? Você compartilhou o “bom perfume” de Cristo com sua família, seus amigos, sua igreja e comunidade? Gostaria de apresentar alguns princípios extraídos de pensamentos de irmãos que vivem em diferentes lugares da América do Sul a respeito dessas perguntas.
Mantenha a pureza da verdade. “Atingi uma maturidade maior ao estudar a Bíblia diariamente para conhecer mais o Senhor. Compartilhei a Palavra de Deus na igreja, com meu pequeno grupo, minha família e meus amigos. Agradeço a Deus Sua bondade e o privilégio de levar esperança. Hoje, mais do que nunca, somos instados a compartilhar a mensagem da salvação. Não devemos nos distrair dessa responsabilidade. Mantenhamos a pureza da verdade que proclamamos e não nos desviemos de nossas crenças” (Nivio Ortiz, ancião).
Saia da zona de conforto. “Minha vida espiritual em 2024 foi saudável. Eu me envolvi na missão, busquei realizar diariamente minha devoção pessoal, saí da minha zona de conforto e me deixei ser guiada por onde Deus quis me levar. Ser cristão não se resume a ouvir sobre o amor divino, mas implica compartilhar esse amor. Um dia, estávamos sedentos e recebemos a mensagem de esperança por intermédio de alguém. Precisamos olhar ao nosso redor, identificar quem está sedento pela água viva e cumprir nosso papel de levar o amor de Deus aos que nos cercam” (Jéssica Fontanna, professora).
Envolva-se na missão. “Em 2024, iniciei uma jornada missionária incrível. Tive a alegria de ser usada por Cristo para abençoar a vida da minha amiga Valentina. Pude compartilhar estudos bíblicos com ela, levá-la à igreja e ao Clube de Desbravadores. Agora, estou acompanhando-a em sua decisão pelo batismo, e isso tem sido uma experiência emocionante e gratificante. Louvo a Deus por isso! Nunca desistam. Mesmo em meio aos altos e baixos, o Senhor continua nos amando com um amor inabalável. Ele é um Pai presente. Uma das melhores maneiras de sentir a presença de Jesus em nossa vida é nos envolvermos na pregação do evangelho. Compartilhe as verdades da Palavra de Deus com o maior número de pessoas possível” (Ellen Monteiro, desbravadora).
Participe em família. “O ano passado foi o melhor da minha vida, porque pude ver Deus usando a mim, meu marido e minhas filhas como Seus instrumentos para Sua honra e glória. Sou evangelista e tenho a alegria de dirigir pontos de pregação, participar da Missão Calebe, do evangelismo feminino e da Semana Santa. Minha maior felicidade é envolver minha família nesses ministérios e, juntos, levar esperança a muitos corações. Em 2024, tivemos a alegria de ver 18 pessoas se entregando a Jesus por meio do batismo. Cada decisão é uma resposta ao chamado divino e um testemunho do que Cristo pode fazer por meio de vidas dispostas a servir. Nem sempre entendemos o porquê dos desafios, mas precisamos nos lembrar de que nosso Deus é fiel e poderoso. Seus planos são infinitamente melhores do que os nossos. Vivamos a cada dia nessa confiança, certos de que Ele está agindo e nos conduzindo à última vitória” (Ângela Maria de Sousa, evangelista voluntária).
Sirva como Jesus. “A partir da comunhão diária com a Fonte da vida eterna, pude servir à semelhança de Jesus, curando e ensinando o evangelho do Reino a pacientes e amigos. Que a igreja local continue empenhada, motivando, inspirando e atuando em um evangelismo prático. Pregando a Palavra, invista em ações ligadas à obra médico-missionária, como as feiras de saúde” (Fabiano Luz, médico).
Permaneça firme. “Minha caminhada espiritual foi marcada por lutas e vitórias. Em cada desafio, senti a mão de Deus me sustentando. Ele tem sido minha força e segurança em cada passo que dou. Meu sentimento é de gratidão. Ver pessoas entregando a vida a Cristo por meio dessa missão é algo que enche o coração de alegria e esperança. Vamos dedicar tempo para Deus e Sua obra. Quando fazemos isso, nossa vida se torna rica, abundante e verdadeiramente feliz. Dessa forma, estaremos preparados para permanecer firmes até o dia em que Ele vier” (Ediane Oliveira, colportora).
Não espere o tempo passar. “Nasci em uma família adventista, mas tinha medo de fazer algo a mais na igreja. Deixei tudo nas mãos de Deus, e Ele foi conduzindo as coisas. Hoje, sirvo como ancião, diácono, diretor do Ministério Jovem e de Mordomia Cristã. Isso foi possível pelo direcionamento de Deus. Ele só precisa que digamos ‘sim’ ao Seu chamado. Então, nos conduzirá e nos ajudará a realizar Sua obra. Estou terminando o ensino médio e pretendo cursar teologia. Às vezes, eu me pergunto: se tivesse dito sim há mais tempo, quanto mais poderia ter ajudado? Por isso, não espere o tempo passar. Vamos juntos pregar o evangelho para que Jesus venha em breve” (Otávio Fernandes de Souza, líder jovem).
Viva o extraordinário com Deus. “A missão abriu meus olhos para enxergar os milagres diários que o Senhor realizava em mim e por meu intermédio. Meu desejo era servir de forma genuína. Logo percebi que, para isso, precisava ser mais dependente de Deus. Passei por muitos processos, fui moldada, desafiada, e Ele me quebrou muitas vezes. Comecei a dar o real valor ao tempo de qualidade com Deus. Com muita oração, pude ver o trabalho divino em minha vida, tornando-me um instrumento valioso. Entregue sua vida nas mãos de Cristo, para que possa viver o extraordinário que Ele preparou. O Senhor nos chama para uma missão especial. Precisamos assumir a responsabilidade e levar o nome de Jesus conosco, como nossa identidade” (Manuelle Camilo, voluntária do projeto Um Ano em Missão 2024).
Anseie pelo Céu. “Meus momentos de comunhão me sustentam e se refletem no cumprimento da missão. Em 2024, senti a forte mão de Deus conduzindo minha vida e meu ministério. Durante as jornadas espirituais e os cultos matinais, eu e minha comunidade avançamos, batizando muitas pessoas para o reino. Que estejamos prontos para o retorno de Cristo, juntamente com tantos que, por meio de nossos lábios e de nossas atitudes, conhecerão a mensagem do advento. Tenhamos sabedoria, humildade e desejo ardente de apressar esse grande dia!” (Alexandre Ferreira de Souza, pastor).
Ellen White escreveu: “Jamais houve na história do mundo um tempo mais solene do que aquele em que vivemos. Nossos interesses eternos se acham em jogo” (Nossa Alta Vocação [MM 1962], 2 de janeiro). “Quase estamos no lar. O Senhor vem. Olhem para cima e se regozijem, porque a redenção de vocês se aproxima” (Este Dia com Deus [MD 1980], 1º de janeiro).
Durante os próximos 365 dias, siga a orientação do apóstolo Paulo: “Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você também foi chamado e da qual fez a boa confissão diante de muitas testemunhas” (1Tm 6:12). Que tenhamos um ano repleto de bênçãos e cada vez mais próximos de Jesus.
Feliz 2025!
STANLEY ARCO é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul
(Artigo publicado na seção “Bússola” da Revista Adventista de janeiro/2025)
Última atualização em 2 de janeiro de 2025 por Márcio Tonetti.