Testemunho de fé

2 minutos de leitura

O poder transformador da oração intercessória

Stanley Arco

Foto: Adobe Stock

A intercessão é uma prática que nos leva a um relacionamento mais profundo com o Senhor. Ao orar pelos outros, demonstramos empatia e compromisso com o bem-estar do nosso próximo. Abraão, o pai da fé, intercedeu com ousadia e persistência pela cidade de Sodoma, não apenas por seu sobrinho Ló e sua família. Moisés intercedeu com fervor e comprometimento por Israel, implorando a Deus que perdoasse o pecado do povo. Jesus é o intercessor por excelência. João, o discípulo amado, descreveu o Salvador orando por Seus discípulos e por todos os que acreditariam Nele (Jo 17).

Esses poucos exemplos, entre outros, demonstram que a oração intercessória é um componente essencial da fé e da comunidade. Gostaria de sugerir algumas ideias, a fim de tornar sua jornada de intercessão ainda mais significativa:

1. Estabeleça um lugar e um horário específicos para orar todos os dias.

2. Mantenha uma lista de pessoas e pedidos pelos quais orar.

3. Relacione passagens das Escrituras com as situações pelas quais está orando, alinhando os pedidos com a vontade do Senhor.

4. Ore com fé e perseverança.

5. Participe das reuniões de oração, pois elas promovem apoio e comprometimento.

6. Agradeça as respostas às orações, mesmo que não sejam as que você esperava.

Ellen White nos convidou a interceder por nossa família, por nossos irmãos na fé e por aqueles que precisam ser salvos. Ela escreveu: “Ao considerarmos Deus como nosso Pai, reconhecemos todos os Seus filhos como irmãos. Somos todos parte da grande teia da humanidade, todos membros de uma só família. Em nossas petições, devemos incluir nossos semelhantes da mesma forma como oramos por nós mesmos. Pessoa alguma ora corretamente se busca bênçãos unicamente para si” (O Maior Discurso de Cristo [CPB, 2022], p. 75).

A ORAÇÃO INTERCESSÓRIA É UM COMPONENTE ESSENCIAL DA FÉ E DA COMUNIDADE

Conheci a irmã Yolanda em minha adolescência. Era uma mulher consagrada a Deus e dedicada à sua família e à igreja. Casada e mãe de sete filhos, mantinha sua rotina de oração, jejum e leitura a Bíblia continuamente, apesar dos muitos afazeres. Por outro lado, seu esposo gastava quase todo o salário para satisfazer o vício do alcoolismo, expondo a família à violência e a problemas econômicos. Frequentemente, os filhos tinham que conter o pai dos maus-tratos que recebiam. Certa ocasião, ele tentou atirar neles e na esposa, mas a arma falhou. Depois, efetuou dois disparos contra o chão, que foram deflagrados.

Embora enfrentasse muitas lutas, Yolanda se apegou às promessas de Deus, orando, intercedendo e jejuando. Ela levava os filhos mais novos à igreja e tentava conquistar o coração dos mais velhos. Um por um, todos foram batizados. Hoje são líderes ativos na igreja. Por 40 anos, essa mulher de fé orou pela conversão de Benedito, seu esposo. Finalmente, ele superou o alcoolismo, entregou-se a Jesus e foi batizado. Como resultado do testemunho e da vida de oração da irmã Yolanda, 52 dos quase 70 membros de sua família são adventistas. Ela e o marido descansam na segurança da promessa do Senhor e aguardam a manhã gloriosa da ressurreição.

Vivemos num período solene em que devemos nos perguntar: “Senhor, que queres que eu faça?” Oremos mais, renovando nossos hábitos de fidelidade e compromisso com a intercessão. Vamos interceder por nossa família, nossos irmãos e todos aqueles que necessitam ser salvos, a fim de que nos encontremos todos no Céu.

STANLEY ARCO é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul

(Texto publicado na seção Bússola da Revista Adventista de março/2024)

Última atualização em 22 de fevereiro de 2024 por Márcio Tonetti.