Uma vinha frutífera

3 minutos de leitura

O poder transformador de uma igreja viva

Stanley Arco

Foto: Adobe Stock

Na Bíblia, a imagem da vinha é usada para simbolizar o povo de Deus ou a igreja. O Salmo 80 se refere à vinha que Deus plantou e cuidou, mas foi destruída pela rebelião de Israel. Em Isaías 5, o povo escolhido é descrito como a vinha que produziu frutos amargos. Jesus usa a figura da vinha em várias parábolas para ensinar sobre a igreja, sua relação com Deus e seu compromisso com a missão.

Em João 15, Jesus Se apresenta como a videira verdadeira e ensina aos Seus discípulos que para frutificar, à semelhança dos ramos, eles devem permanecer Nele. Para que isso ocorra, três elementos precisam estar presentes:

Relacionamento (Jo 15:4). Precisamos manter uma conexão diária e constante com Cristo, e isso envolve ter um relacionamento de confiança, adoração e fidelidade para com Ele.

Amor (v. 12). Ao seguir o exemplo amorável de Jesus, devemos expressar o amor por meio de serviço, ajuda mútua, perdão e paciência.

Frutos permanentes (v. 8, 16). Quando vivemos em comunhão com Deus, fortalecemos o relacionamento com os outros e cumprimos a missão colhendo frutos abundantes e permanentes.

Uma igreja viva é um corpo de cristãos que adora a Deus e testemunha de Seu amor, guiada pela Bíblia e pelo Espírito Santo para ser sal e luz (Mt 5:13-16), amar e servir (Mt 25:31-46) e fazer discípulos de todas as nações, na certeza de que Aquele que a comissiona a acompanhará até o cumprimento final da missão (Mt 28:19, 20).

Ellen White afirmou: “A igreja que trabalha é uma igreja viva. Somos transformados em pedras vivas, e cada uma delas deve emitir luz. Cada cristão é comparado a uma pedra preciosa que recebe a glória de Deus e a reflete” (Testemunhos Para a Igreja [CPB, 2021], v. 6, p. 344).

“Quando nossas igrejas cumprirem o dever que sobre elas impende, serão instrumentos vivos, operantes, em favor do ­Mestre. A manifestação de amor cristão encherá a alma com um fervor mais profundo, mais intenso, no trabalho por Aquele que deu Sua vida para salvar o mundo. Ao ser bons e fazer o bem, os seguidores de Cristo expulsam da alma o egoísmo. A eles parece pouco o maior sacrifício que tiverem de fazer” (Medicina e Salvação, p. 317).

Uma igreja viva é um corpo de cristãos que adora a Deus e testemunha de Seu amor, guiada pela Bíblia e pelo Espírito Santo para ser sal e luz, amar e fazer discípulos

Uma congregação unida, ativa e comprometida em cuidar da família, integrar as novas gerações e promover encontros presenciais tanto nos templos quanto em pequenos grupos demonstra ser uma igreja viva. Essa igreja também se destaca por buscar, ­acolher e acompanhar aqueles interessados em estudar a Bíblia, ­direcionando-os ao encontro transformador com Jesus.

Carlos e Sandra contataram a Novo Tempo pelo WhatsApp em agosto de 2022. Após serem atendidos com palavras de incentivo cristão e orações, no mês seguinte começaram a participar da Classe Bíblica NT da Igreja Adventista da Pedreira, em Belém (PA), ministrada pelo pastor Alan Carlos.

A recepção da igreja foi tão extraordinária que o casal começou a se sentir em casa desde o primeiro encontro. A alegria foi ainda maior quando foram convidados para cantar no coral da igreja. Eles foram abraçados e amados. Carlos e Sandra ficaram apaixonados pelo estudo da Bíblia e o acolhimento que sua nova família lhes oferecia. Um Deus vivo e uma igreja viva os levaram ao batismo e a se tornar uma dupla missionária para levar vida a outras pessoas.

Em resumo, uma igreja viva, formada por pessoas vivas pela graça de Cristo, vive para que todo aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna. Se hoje vivermos com Ele, em breve viveremos com Ele para sempre!

STANLEY ARCO é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul

(Artigo publicado na seção Bússola da Revista Adventista de julho/2023)

Última atualização em 19 de julho de 2023 por Márcio Tonetti.