Rituais de fim de ano

2 minutos de leitura

O que você pode fazer para melhorar sua vida em 2023

Talita Castelão

Foto: Adobe Stock

Todo mundo conhece algum costume exótico praticado no fim de ano. Eles fazem parte da cultura dos povos, e muita gente até acredita nesses desejos, que, obviamente, não têm fundamento. Listei costumes peculiares de alguns países, seguidos de sugestões um pouquinho diferentes. Espero que aprecie.

Na Dinamarca acreditam que é importante dar um pulo para o novo ano. Pode ser em cima da cama ou do sofá, desde que a contagem regressiva para o novo ano seja feita pulando. Na verdade, o que todo mundo pode fazer é “pular” o ano inteiro: exercitar-se semanalmente, fugindo da cama e do sofá que às vezes nos abraçam e impedem de cuidar do nosso corpo. Atividade física sempre vai trazer bons resultados na vida, e todo mundo pode fazer, mesmo que seja uma breve caminhada.

No Peru, Venezuela e Colômbia, a fim de vislumbrar muitas viagens e turismo, as pessoas devem dar uma volta no quarteirão com uma mala vazia dando tchau a quem encontrar. Viajar é mesmo uma ótima ideia, mas pouca gente prioriza esse assunto. Que tal se programar e economizar para fazer acontecer? Tem gente que às vezes não conhece nem a própria cidade. Então a dica é identificar que atrações existem perto de onde você mora, enquanto planeja uma viagem mais elaborada em algum momento do ano.

Na Escócia é comum que pessoas desconhecidas se beijem à meianoite. Não precisa ser meia-noite, nem apenas na virada do ano. Decida beijar os conhecidos mesmo, pessoas da sua família e amigos que nem sempre recebem sua demonstração de carinho. Não deixe passar um dia sem que saibam que são importantes para você.

Muitos costumes vistos na virada do ano não têm o poder de mudar a realidade; porém, você pode aproveitar a motivação da época para iniciar hábitos corretos que trarão bons dividendos

Os filipinos jogam moedas à meia-noite no ano-novo para trazer fortuna. Se você está enrolado financeiramente, aprenda a lidar melhor com o dinheiro em 2023. Isso vai lhe trazer mais tranquilidade. Atualmente existem consultores financeiros que podem ajudar, e muitos deles exibem conteúdos gratuitos sobre o tema na internet. Lembre-se de que nosso dinheiro deve ser fonte de bênção para nós e para o próximo.

No Líbano o costume no réveillon é comer apenas alimentos brancos para atrair boa sorte. Não será questão de sorte se no ano novo você fizer boas escolhas no quesito alimentação. Repense os maus hábitos alimentares e decida pelo que realmente vai lhe dar longevidade. A saúde é nosso maior bem.

Para afastar as tristezas do ano que se finda e ter um novo ano mais próspero, os uruguaios jogam um balde cheio de água pela janela. O mesmo costume é praticado em Cuba. A dica aqui é mandar a água para dentro do corpo. Hidratar-se diariamente, além ajudar a eliminar toxinas, deixa a pele bonita e faz funcionar melhor todo o organismo.

Por fim, no México, é comum pendurar bonecos em forma de ovelhas nas maçanetas das portas e ofertá-las como lembrancinhas. Os mexicanos consideram que o animalzinho traz prosperidade e coisas positivas. Que esse singelo costume lhe relembre de abrir a porta do coração para o Cordeiro de Deus todos os dias da sua vida! Que Ele sempre encontre o melhor e mais especial lugar em seu ser!

Os costumes mencionados não têm o poder de mudar a realidade. São superstições. Porém, você pode aproveitar a motivação da virada do ano para iniciar hábitos corretos que trarão bons dividendos.

TALITA CASTELÃO é psicóloga clínica, sexóloga e doutora em Ciências

(Artigo publicado na seção Em Família da Revista Adventista de dezembro/2022)

Última atualização em 28 de dezembro de 2022 por Márcio Tonetti.