Mobilizações nacionais

2 minutos de leitura

Séries de evangelismo levam cerca de 50 mil pessoas ao batismo na Tanzânia e no México

Wendel Lima

Milhares de pessoas são batizadas em série evangelística de três semanas na Tanzânia. Foto: Divisão Centro-Leste Africana

Na Tanzânia, desde 2016, o uso das mídias digitais tem ajudado a levar milhares de pessoas ao batismo. Foi o que ocorreu em junho, quando mais de 28 mil tanzanianos se uniram à Igreja Adventista durante uma série de evangelismo público de três semanas.

Com o título “Alegria no caminho de Deus”, o pastor Mark Walwa Malekana, presidente da denominação para o sul do país africano, pregou a cada noite sobre o conceito bíblico de felicidade. Ele falou da alegria como um fruto do Espírito Santo, que não pode ser destruído pelas circunstâncias adversas da vida.

As mensagens bíblicas foram precedidas por palestras que enfatizaram orientações práticas sobre saúde física, mental e o fortalecimento de laços familiares. Toda a programação foi transmitida pela Hope Channel Tanzânia, rádio Morning Star e mídias sociais a partir da capital Dodoma para outros 3 mil pontos de pregação.

Segundo os organizadores da série, o sucesso do evento também se explica pelo envolvimento de muitos membros em ações de atendimento às necessidades das comunidades locais. Em Dodoma, por exemplo, voluntários visitaram favelas e ajudaram financeiramente as famílias mais vulneráveis. Profissionais de saúde da igreja e do governo também ajudaram a testar as pessoas que frequentaram os pontos de pregação, a fim de identificar possíveis doenças desconhecidas por elas.

Pastor Bullón prega em semana de colheita nacional para o México. Foto: Divisão Interamericana 

Também em junho, nos dias 12 a 19, uma semana virtual de colheita levou 5 mil mexicanos ao batismo (17 mil já haviam sido batizados nas semanas anteriores). A mobilização uniu cinco regiões administrativas da Igreja Adventista no país. As igrejas trabalharam ao longo de meses por meio de projetos comunitários, a fim de celebrar a importante decisão espiritual de milhares de pessoas numa série evangelística dirigida pelo pastor ­Alejandro Bullón a partir do Brasil.

Sob o tema “Esperança para além da incerteza”, o experiente orador internacional falou sobre o poder restaurador do perdão, a necessidade de libertação do pecado e a importância da confiança em Deus em meio às adversidades (sermões disponíveis em esperanzamexico.com).

A cada noite, as mensagens do pastor Bullón foram acompanhadas de interpretações musicais e da apresentação de Edith Ruiz e Jaime Velázquez, que ancoraram o programa a partir da cidade de Mérida, na província de Yucatán. Transmitida pelo canal de TV Hope Channel da América Central, a programação chegou a alcançar 300 mil pessoas na abertura.

A série de colheita foi precedida por muitas ações. Por meio de uma plataforma on-line, durante oito semanas, centenas de pessoas participaram de um programa de mudança de hábitos. Além disso, no primeiro domingo de cada mês, foi realizada uma maratona virtual da saúde.

WENDEL LIMA é editor associado da Revista Adventista (com reportagem de Keila Urbano, Cristel Romero, Uriel Castellano, Victor Martínez e Prince Bahati)

(Notía publicada na edição de agosto de 2021 da Revista Adventista)

Sobre Wendel Lima

Wendel Lima
É editor associado da Revista Adventista

Veja Também

Conversas difícies a distância

Quando um diálogo não é presencial, é importante ser ainda mais cuidadoso na comunicação.