Até os confins da Terra

3 minutos de leitura

Livro aborda a missão cristã a partir da ótica adventista

Eduardo Rueda

Imagem: Divulgação MKT CPB

Pouco antes de subir ao Céu, Jesus declarou aos Seus discípulos que eles deviam ser Suas testemunhas “tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da Terra” (At 1:8). A Grande Comissão – a incumbência de pregar o evangelho a todos os povos e fazer discípulos de todas as nações (Mt 28:18-20) – continua sendo um imperativo a todo seguidor de Cristo.

Segundo Ellen White, “todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário” (O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 195). A importância da missão cristã é tamanha que, nas palavras de David Livingstone, “Deus tinha um único Filho e fez Dele um missionário”. Por essa razão, é imprescindível que cada cristão compreenda sua vocação missionária e, além disso, saiba como desempenhá-la da melhor maneira.

No livro Introdução à Missão Adventista, Gorden R. Doss, professor emérito de missão mundial na Universidade Andrews, traz uma contribuição singular ao campo da missiologia. Enquanto outras obras tendem a enfocar de forma mais estreita aspectos específicos do movimento missionário cristão, Doss procura apresentar uma visão abrangente da missão, articulando seus múltiplos aspectos dentro do protestantismo como um todo e, mais especificamente, do movimento adventista.

O livro começa lançando as bases teológicas da missão, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. O autor apresenta Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – como fonte suprema da missão e como Aquele que garantirá seu sucesso final. Em seguida, Doss expõe as raízes históricas da missão adventista, conhecimento fundamental para delinear a identidade da igreja em sua prática evangelística hoje. Também são abordadas questões cruciais para os esforços missionários, como a compreensão de outras culturas e cosmovisões, e a necessidade de uma contextualização fiel às Sagradas Escrituras. Além disso, a publicação fornece um panorama das principais religiões mundiais, com suas peculiaridades e os desafios que representam à pregação do evangelho. Nesse contexto, Doss analisa as dificuldades e oportunidades do campo missionário e ajuda a traçar estratégias eficazes de abordagem a povos não alcançados.

Ao longo da obra, o autor descomplica conceitos complexos de forma didática e os ilustra com exemplos práticos, além de sintetizar informações relevantes por meio de quadros e tabelas.

Introdução à Missão Adventista é leitura obrigatória não apenas para acadêmicos e estudantes de Teologia, mas para todos que desejam se aprofundar no estudo da missão e no preparo para anunciar ao mundo as “virtudes Daquele que [nos] chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9). 

TRECHO

“A história da missão de Deus à humanidade perdida é a mais bela história já contada. Esse relato extraordinário é narrado no cânon bíblico, de Gênesis a Apocalipse. Os adventistas são “cristãos canônicos”, não “cristãos do NT” somente, e compreendem sua missão por meio das lentes da Bíblia inteira. Um entendimento bíblico da missão não se baseia em compilados de “textos missionários” ou “textos-prova”, mas, sim, na narrativa das Escrituras como um todo. A grande narrativa da missão divina foi apresentada como uma série de atos missionais de Deus,
e cada um deles instrui a igreja atual” (p. 390).

Eduardo Rueda é editor de livros na CPB

LEIA TAMBÉM:

Última atualização em 29 de novembro de 2024 por Márcio Tonetti.