Novo editor-chefe

3 minutos de leitura

Pastor Wellington Vedovello Barbosa é nomeado pela sede sul-americana da igreja para ocupar a função na Casa Publicadora Brasileira

Da Redação

O trabalho de um editor-chefe tem uma importância muito grande para uma instituição como a Casa Publicadora Brasileira em razão de seu compromisso não só com a qualidade técnica, mas também com o equilíbrio da mensagem, a solidez teológica e a identidade da igreja. Ao longo de mais de 120 anos de história, 11 profissionais já ocuparam o cargo (se incluirmos os redatores-chefes, termo usado antigamente). E, nesta segunda-feira (7), o pastor Wellington Vedovello Barbosa foi escolhido para ser o 12º a exercer a função. Ele será o sucessor do atual editor-chefe, o doutor Marcos De Benedicto, a partir de 1º de janeiro de 2023. O mineiro, que exerce o cargo desde 2014, irá se aposentar depois de quase 36 anos de serviço dedicados à CPB (saiba mais aqui).

Natural de Campinas (SP), o pastor Wellington foi nomeado pelos líderes da Divisão Sul-Americana durante as reuniões do Concílio Anual, que acontece em Brasília (DF).

“Ser indicado para dar continuidade ao trabalho do pastor Marcos De Benedicto é um grande privilégio e uma tremenda responsabilidade. Afinal, isso significa fazer parte de uma lista de editores-chefes da CPB que começa com Guilherme Stein Jr. e inclui nomes como Luiz Waldvogel, Carlos Trezza, Arnaldo Christianini e o saudoso pastor Rubens Lessa, de quem fui pastor e que enxergou em mim condições de trabalhar como editor”, ele expressou.

Servidor da Casa Publicadora Brasileira há 8 anos, o paulista de 40 anos já trabalhava como editor de livros e da revista Ministério. Antes de ser chamado para a CPB, ele atuou também como pastor de igrejas nas Associações Sul-Paranaense (ASP) e Paulista Sudoeste (APSo). Por ter uma significativa bagagem ministerial, o pastor Wellington tem sido convidado para falar em concílios pastorais e encontros de anciãos promovidos em diversas regiões do Brasil.  

Ele é graduado em Teologia e Administração pelo UNASP, campus Engenheiro Coelho, mestre em Teologia Pastoral pela mesma instituição de ensino e doutor em Ministério pela Universidade Andrews, nos Estados Unidos. Em sua tese, propôs um manual filosófico que ajudará a orientar a editora (e a comunicação adventista, de maneira mais ampla) em relação a vários temas.

Além disso, escreveu o livro As Duas Faces do Ministério, publicado pela CPB em 2020. Casado com Fernanda, é pai da Helena (de 3 anos).

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES

A função de um editor-chefe é bastante ampla. Veja a seguir quais são suas principais atribuições:

  • Tem a missão de zelar pelo conteúdo das publicações, além de definir a política editorial.
  • É responsável pela gestão da equipe da Gerência de Redação (31 pessoas, sendo 15 pastores).
  • Promove a formação e o crescimento da equipe de editores, revisores e pessoal de apoio. Planeja e executa programas de treinamento, incluindo concílios de editores.
  • Faz testes de candidatos e atua no processo de contratação de novos profissionais da área editorial.
  • Dirige a Comissão Editorial e a Comissão de Capas. Faz parte da Comissão de Viabilidade, da Comissão de Títulos e da Comissão Interna. Também é membro da Comissão Diretiva da Divisão Sul-Americana. Participa de reuniões administrativas.
  • Acompanha o preparo de livros e outros materiais impressos pela editora.
  • Atua como editor da Revista Adventista e acompanha o conteúdo publicado nos demais periódicos.
  • Pesquisa novas tecnologias que possam ser úteis para aprimorar o trabalho.
  • Responde a consultas e mensagens de leitores.
  • Faz uma “ponte” entre a equipe editorial e a administração da instituição.

TRANSIÇÕES EDITORIAIS

O ano de 2022 está sendo marcado por transições editoriais. Em outubro, os membros do comitê executivo da Associação Geral da Igreja Adventista também elegeram Justin Kim como o novo editor-chefe do ministério da Adventist Review, cargo que ocupará a partir de 1º de janeiro de 2023. O atual editor executivo, Bill Knott, deixará a função após 16 anos. O norte-americano será o novo diretor associado do Departamento de Relações Públicas e Liberdade Religiosa da sede mundial da denominação.

LEIA TAMBÉM:

Última atualização em 8 de novembro de 2022 por Márcio Tonetti.