Seminário em missão

3 minutos de leitura

Iniciativa evangelística promovida pela Faculdade de Teologia do Unasp envolveu a igreja local, pastores, professores e alunos

Davi Boechat

Batismo de Josiberto Silva durante o evangelismo da Semana Santa. Foto: acervo da FAT

Estudioso das Escrituras, o maranhense Josiberto Silva começou a perceber uma desconexão entre o que lia na Bíblia e as práticas de sua denominação, onde crescia como líder. Depois de alguns meses, ele acabou encontrando respostas na Igreja Adventista e decidiu ser batizado durante o evangelismo da Semana Santa, em abril.

Neste ano, a mobilização da Semana Santa no território da Missão Nordeste Maranhense contou com o reforço dos professores da Faculdade Adventista de Teologia (FAT) do Unasp. Ao todo, foram realizados 520 batismos de pessoas que já vinham estudando a Bíblia e se preparando para esse momento.

  “Fizemos um movimento que pudesse servir à igreja em diversas frentes, unindo capacitação e pregação. Por recomendação do pastor Lucas Alves, ministerial da Divisão Sul-Americana, percebemos que o Maranhão seria o lugar ideal para essa experiência”, explicou Evandro Fávero, diretor da FAT.

Professores da Faculdade Adventista de Teologia do Unasp no Aeroporto de São Luís (MA). Foto: acervo da FAT

Logo que desembarcaram, os professores e o corpo técnico do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) foram encaminhados para diversos pontos da capital, São Luís, e de cidades da região metropolitana. Além de pregar nas igrejas locais, eles visitaram interessados e colaboraram para a formação continuada dos pastores, ministrando aulas para os líderes religiosos da Associação Maranhense e da Missão Nordeste Maranhense. Esses momentos proporcionaram a conexão entre as necessidades da igreja e as possibilidades oferecidas pelo centro universitário.

A movimentação evangelística da Faculdade de Teologia não se limitou à Semana Santa. Outros esforços têm sido realizados para intensificar as ações missionárias do seminário. No ano passado, por exemplo, alunos do quarto ano de Teologia participaram da Missão Paraguay. De Engenheiro Coelho (SP), foram enviados pregadores para 26 cidades do país vizinho. Dos 100 pontos de pregação espalhados pelo território paraguaio, 28 foram ocupados por alunos do Unasp. Devido ao sucesso, essa iniciativa entrou para o calendário institucional e irá acontecer novamente em 2023.

Histórico do seminário

Criada em 1915, a Faculdade Adventista de Teologia (FAT) é o centro de formação pastoral adventista em funcionamento mais antigo do Brasil. Desde o seu início, já capacitou mais de 5 mil pessoas ao ministério. É uma das sedes do Seminário Adventista Latino-Americano (SALT), organização estabelecida no fim da década de 1970 para administrar a capacitação teológica de nível superior nos oito países da Divisão Sul-Americana (DSA). No Brasil, a graduação em Teologia também é oferecida nas faculdades adventistas do Paraná, Bahia e Pará.

DAVI BOECHAT é editor na Editora Universitária Adventista (Unaspress)

VEJA MAIS NA REPORTAGEM A SEGUIR:

LEIA TAMBÉM:

Última atualização em 2 de maio de 2023 por Márcio Tonetti.