Página virada

3 minutos de leitura

Uma reflexão sobre a transição na liderança da igreja na América do Sul

Erton Köhler

Foto: Adobe Stock

No dia 30 de outubro de 2006, a Comissão Diretiva da Divisão Sul-Americana me outorgou a responsabilidade de liderar a Igreja Adventista em oito países da América do Sul. Eu era muito jovem, com apenas 38 anos de idade e alguma experiência na liderança do Ministério Jovem. Foi um desafio sustentado pelo forte apoio da igreja e o grande cuidado de Deus.

Ainda me lembro do primeiro texto que escrevi para a Revista Adventista depois da eleição. Foi publicado em janeiro de 2007 e o título era: “Uma Página em Branco”. Estava começando uma jornada desconhecida, com muitas expectativas, sonhos e desafios. Por quase 15 anos, o Senhor me permitiu escrever muitas páginas: 184 para a coluna da revista e 365 para o devocional Nossa Esperança, entre outras.

As páginas mais marcantes, porém, registraram uma história viva, escrita em oito países, por muitas pessoas, em diferentes línguas e várias culturas. Quantas bênçãos ficaram registradas nesses 15 anos! Foram muitos milhares de vidas transformadas por meio do batismo, 9.066 novas igrejas plantadas e discipuladas por 1.977 novos pastores. Mais marcante ainda foram os 309 milhões de livros missionários entregues de 2007 a 2021, representando quase um livro para cada habitante do território sul-americano. Mais do que números, são vidas, sonhos, lutas, lágrimas, conquistas e muitos milagres.

Algumas páginas não registram números, mas os resultados de uma visão. A busca permanente por crescimento em quantidade e qualidade. O compromisso de um discipulado simples e maduro, com base em comunhão, relacionamento e missão. A necessidade de ter uma igreja que evangeliza e também se solidariza; que é distinta, mas não é distante; que compartilha conhecimento bíblico e oferece socorro ao necessitado.

Outras páginas registraram o crescimento da importante estrutura de apoio. A Rede Novo Tempo agora alcança boa parte dos 340 milhões de habitantes do território da Divisão. O Instituto Adventista de Tecnologia (IATec) surgiu para nos levar a um salto na área de tecnologia, otimizando o uso dos recursos financeiros e facilitando a organização e o crescimento da igreja. Nossas editoras publicaram juntas quase um milhão de coleções de livros de Ellen White por valores acessíveis à igreja. São muitas as linhas dedicadas às diferentes estruturas.

Faltam páginas para registrar cada detalhe dessa história escrita por muitas mãos. As mãos de homens e mulheres fiéis e dedicados que frequentam e lideram nossas igrejas. As mãos de missionários voluntários incansáveis em compartilhar esperança. As mãos de pastores comprometidos que lideram a igreja com amor e dedicação. As mãos de administradores que não têm medo de realizar movimentos simples, ousados e relevantes. As mãos da equipe da Divisão, que trabalha de forma integrada. As mãos de minha esposa e filhos, que aceitaram pagar o alto preço de cada linha dessa história. Acima de tudo, as mãos de Deus, que sustentaram todas as outras mãos que trabalharam por uma igreja cada vez melhor em um mundo cada vez pior.

Mas chegou o momento de virar a página. No dia 14 de abril, recebi outra página em branco da Associação Geral, ao me escolher como secretário da sede mundial da igreja. Junto com minha família, decidi aceitar o desafio dessa responsabilidade mais ampla, encarando uma nova cultura, a fim de contribuir para o cumprimento da missão em nível mundial. Começo essa nova história com gratidão a todos que ajudaram a escrever cada página da história passada e confiança renovada no Deus que prepara os capítulos que ainda virão.

Outra página em branco foi colocada nas mãos do pastor Stanley Arco, escolhido para liderar a igreja nos oito países do subcontinente. Ele é equilibrado, dinâmico, integrador e comprometido com os princípios bíblicos. Um líder experiente, com mais de 33 anos de trabalho, e que já serviu em seis Uniões diferentes. Que o Senhor o dirija ao escrever as próximas páginas desta história! Que sejam as últimas e não demore para vermos nossa grande esperança se tornar realidade!

ERTON KÖHLER, presidente da Divisão Sul-Americana de 2006 a 2021, é o novo secretário executivo da sede mundial da Igreja Adventista, em Silver Spring (EUA)

LEIA TAMBÉM:

Sobre Erton Köhler

Erton Köhler
Foi presidente da Igreja Adventista para a América do Sul no período de 2007-2021.

Veja Também

Entrega completa

Um convite para deixar de lado o que é bom e buscar algo ainda melhor.