Atenção

Novos líderes mundiais

3 minutos de leitura

Conheça o novo secretário executivo e o novo tesoureiro da sede mundial da igreja

Márcio Tonetti

Nos últimos meses, dois membros do alto escalão da sede mundial adventista anunciaram formalmente a aposentadoria. Primeiro, o pastor G. T. Ng, secretário executivo da Associação Geral, que deixará o cargo no dia 1º de junho. Depois, o pastor Juan Prestol-Puesán, tesoureiro da igreja mundial, que permanecerá na função somente até o fim de julho.

Em condições normais, eleições nesse nível administrativo ocorrem nas assembleias da Associação Geral, a cada cinco anos. Mas o regulamento da igreja prevê exceções. Levando em conta que a próxima reunião desse tipo teve que ser adiada duas vezes e está prevista para ocorrer somente em junho de 2022, o item acabou entrando na pauta do Concílio da Primavera, que ocorre nesta semana.

Pastor Erton Köhler, novo secretário executivo da sede mundial da igreja. Foto: Gustavo Leighton

Reunidos virtualmente, os membros da Comissão Diretiva da Associação Geral decidiram nesta quarta-feira que o substituto do pastor G. T. Ng será um brasileiro: o pastor Erton Köhler, que liderou a Divisão Sul-Americana nos últimos 14 anos.

LEIA TAMBÉM:

O peso da liderança (perfil do pastor Erton Köhler)

Em um breve discurso proferido logo depois de ter aceito o cargo, o pastor Erton pediu aos líderes da igreja ao redor do mundo que orassem pelo novo desafio que ele tem pela frente. Além disso, reconheceu o trabalho que foi feito pelo singapurense G. T. Ng, que atuou como secretário executivo da igreja mundial por cerca de uma década.

Até que seja escolhido o novo presidente da Divisão Sul-Americana (para saber como será o processo, clique aqui), quem assume como interino é o pastor Edward Heidinger, secretário executivo da DSA, conforme estabelece o regulamento da igreja.  

O jamaicano Paul Douglas irá substituir Juan Prestol-Puesán na tesouraria da Associação Geral. Foto: Ansel Oliver Adventist Media Exchange

Quanto ao sucessor do pastor Juan Prestol-Puesán na tesouraria da Associação Geral, já foi definido. Será o jamaicano Paul Douglas, que é mestre em Administração. Ele começou a atuar no Serviço de Auditoria da Associação Geral (GCAS, na sigla em inglês) em meados da década de 1980 e, desde 2007, coordena esse setor. No ano passado, Paul desenvolveu um programa que visa ajudar a liderança da igreja a sustentar a missão e oferecer respostas rápidas em tempos de crise (para saber mais sobre ele, clique aqui).

Proposta de emenda constitucional

Concílio da Primavera foi realizado on-line nos dias 13 e 14 de abril. E uma proposta de emenda constitucional, que será votada em janeiro, abre a possibilidade de participação remota dos delegados nas assembleias da Associação Geral. Imagem: reprodução da ANN

Outra pauta importante discutida no Concílio da Primavera foi a proposta de adotar um modelo de participação híbrido na próxima assembleia da Associação Geral. Ou seja, em que delegados impossibilitados de viajar por causa da pandemia pudessem votar remotamente.

No entanto, isso dependeria de uma emenda constitucional, já que o estatuto da igreja estabelece que as reuniões quinquenais sejam realizadas apenas presencialmente. Nesse sentido, os líderes mundiais decidiram, por maioria absoluta, convocar uma sessão especial da Assembleia da Associação Geral, que será realizada no dia 18 de janeiro de 2022, em Silver Spring, Maryland (EUA). Na ocasião, também foi definido (por 170 votos a 1) reduzir para 400 o número total de delegados que participarão dessa sessão extraordinária, que antecederá a assembleia de St. Louis.     

MÁRCIO TONETTI é jornalista e editor associado da Revista Adventista

LEIA TAMBÉM:

Última atualização em 29 de abril de 2021 por Márcio Tonetti.

Sobre Márcio Tonetti

Avatar
Editor associado da Revista Adventista

Veja Também

Entre os melhores do mundo

1 minuto de leitura Foto: Universidade de Montemorelos O guatemalteco Marco Antonio Castro, de 39 …