Em gratidão aos que marcaram sua vida, marque outras vidas para a salvação e a eternidade
Stanley Arco
Diante do grande desafio e da urgência que temos para cumprir a missão de pregar o evangelho a todo o mundo (Mt 24:14; 28:19, 20), assim como a responsabilidade do ancionato na liderança da igreja local e no processo de discipulado, necessitamos trabalhar fortemente na implementação de ações para o aprimoramento do ancionato.
No último concílio da Divisão Sul-Americana foram votadas várias iniciativas para fortalecer o papel do ancionato e torná-lo ainda mais relevante. Conheça algumas delas:
- Espiritualidade: Fortalecer a vida espiritual, com foco no crescimento integral como mordomo fiel.
- Família: Oferecer suporte nas áreas física, relacional, emocional e espiritual.
- Crescimento: Estabelecer um processo de acompanhamento e aperfeiçoamento por meio das “Competências Ministeriais para o Ancionato”.
- Capacitação: Promover encontros virtuais e/ou presenciais sobre temas bíblicos, teológicos e doutrinários, com ênfase em aconselhamento, homilética, missão, desafios contemporâneos, identidade adventista, liderança cristã e administração eclesiástica.
- Pastoreio: Desenvolver uma rede de discipulado que envolva o pastorado, o ancionato, os líderes e os membros, caracterizada pelo cuidado espiritual, emocional e físico das pessoas.
- Discipulado: Elaborar estratégias criativas e efetivas para discipular todas as faixas etárias da igreja, especialmente as novas gerações, e engajá-las na liderança e na missão da igreja.
- Ministério digital: Incentivar e ensinar o ancionato a usar as plataformas digitais para visitação e realização de cultos regulares, pregações e classes evangelísticas.
- Evangelismo: Preparar o ancionato para liderar as atividades missionárias no atendimento às necessidades físicas, emocionais e espirituais da comunidade.
- Educação continuada: Utilizar como recursos de apoio e crescimento materiais como Guia Para Anciãos, Revista do Ancião, Ministério e Portal do Pastor.
O objetivo é ampliar o alcance do ancionato na igreja local, com a participação feminina, considerando que quase 57% dos membros são irmãs e 54% de todos os batizados na última década são mulheres. Foi votado autorizar a igreja local em nosso território a nomear e ordenar mulheres como anciãs, conforme sua necessidade e as orientações do Manual da Igreja (saiba mais aqui).
João, professor de educação básica, viveu a experiência da conversão na sua adolescência. Formou um lar cristão com a Ruth e teve com ela dois filhos. Assistia a todos os cultos, era o primeiro a chegar à igreja e o último em ir embora. Foi ancião por 40 anos, professor da Escola Sabatina, evangelista de uma classe bíblica, e todos os anos levava pessoas ao batismo. Aos 54 anos sobreviveu a um infarto. Aos 74 anos enfrentou um pré-infarto, resistiu durante 42 dias e descansou nas promessas do Senhor. Poucos dias antes do pré-infarto, falou com o filho mais velho, repassando toda a sua vida, e o animou a manter acesa a chama do evangelho. Com emoção e gratidão, homenageio esse ancião que marcou minha vida e que foi meu pai. Ele viveu pela família, pela igreja e pela educação adventista. Essa foi sua paixão, que me transmitiu pela palavra e pelo exemplo.
As estatísticas indicam que 83% de todos os nossos cultos são liderados pelos quase 80 mil anciãos que atuam como pastores associados edificando o corpo de Cristo. Recebam meu reconhecimento e também de toda a igreja. Em gratidão aos que marcaram sua vida, marque outras vidas para a salvação e a eternidade. Eu vou intensificar a Liderança Espiritual e Missionária do Ancionato. Esse é um LEMA para mim. Que seja o seu também!
STANLEY ARCO é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul
(Artigo publicado na seção Bússola da edição de setembro de 2021 da Revista Adventista)
Última atualização em 28 de setembro de 2021 por Márcio Tonetti.