O ancião que marcou minha vida

2 minutos de leitura

Em gratidão aos que marcaram sua vida, marque outras vidas para a salvação e a eternidade

Stanley Arco

Foto: Adobe Stock

Diante do grande desafio e da urgência que temos para cumprir a missão de pregar o evangelho a todo o mundo (Mt 24:14; 28:19, 20), assim como a responsabilidade do ancionato na liderança da igreja local e no processo de discipulado, necessitamos trabalhar fortemente na implementação de ações para o aprimoramento do ancionato.

No último concílio da Divisão Sul-Americana foram votadas várias iniciativas para fortalecer o papel do ancionato e torná-lo ainda mais relevante. Conheça algumas delas:

  • Espiritualidade: Fortalecer a vida espiritual, com foco no crescimento integral como mordomo fiel.
  • Família: Oferecer suporte nas áreas física, relacional, emocional e espiritual.
  • Crescimento: Estabelecer um processo de acompanhamento e aperfeiçoamento por meio das “Competências Ministeriais para o Ancionato”.
  • Capacitação: Promover encontros virtuais e/ou presenciais sobre temas bíblicos, teológicos e doutrinários, com ênfase em aconselhamento, homilética, missão, desafios contemporâneos, identidade adventista, liderança cristã e administração eclesiástica.
  • Pastoreio: Desenvolver uma rede de discipulado que envolva o pastorado, o ancionato, os líderes e os membros, caracterizada pelo cuidado espiritual, emocional e físico das pessoas.
  • Discipulado: Elaborar estratégias criativas e efetivas para discipular todas as faixas etárias da igreja, especialmente as novas gerações, e engajá-las na liderança e na missão da igreja.
  • Ministério digital: Incentivar e ensinar o ancionato a usar as plataformas digitais para visitação e realização de cultos regulares, pregações e classes evangelísticas.
  • Evangelismo: Preparar o ancionato para liderar as atividades missionárias no atendimento às necessidades físicas, emocionais e espirituais da comunidade.
  • Educação continuada: Utilizar como recursos de apoio e crescimento materiais como Guia Para Anciãos, Revista do AnciãoMinistério e Portal do Pastor.

O objetivo é ampliar o alcance do ancionato na igreja local, com a participação feminina, considerando que quase 57% dos membros são irmãs e 54% de todos os batizados na última década são mulheres. Foi votado autorizar a igreja local em nosso território a nomear e ordenar mulheres como anciãs, conforme sua necessidade e as orientações do Manual da Igreja (saiba mais aqui).

João, professor de educação básica, viveu a experiência da conversão na sua adolescência. Formou um lar cristão com a Ruth e teve com ela dois filhos. Assistia a todos os cultos, era o primeiro a chegar à igreja e o último em ir embora. Foi ancião por 40 anos, professor da Escola Sabatina, evangelista de uma classe bíblica, e todos os anos levava pessoas ao batismo. Aos 54 anos sobreviveu a um infarto. Aos 74 anos enfrentou um pré-infarto, resistiu durante 42 dias e descansou nas promessas do Senhor. Poucos dias antes do pré-infarto, falou com o filho mais velho, repassando toda a sua vida, e o animou a manter acesa a chama do evangelho. Com emoção e gratidão, homenageio esse ancião que marcou minha vida e que foi meu pai. Ele viveu pela família, pela igreja e pela educação adventista. Essa foi sua paixão, que me transmitiu pela palavra e pelo exemplo.

As estatísticas indicam que 83% de todos os nossos cultos são liderados pelos quase 80 mil anciãos que atuam como pastores associados edificando o corpo de Cristo. Recebam meu reconhecimento e também de toda a igreja. Em gratidão aos que marcaram sua vida, marque outras vidas para a salvação e a eternidade. Eu vou intensificar a Liderança Espiritual e Missionária do Ancionato. Esse é um LEMA para mim. Que seja o seu também!

STANLEY ARCO é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul

(Artigo publicado na seção Bússola da edição de setembro de 2021 da Revista Adventista)

Última atualização em 28 de setembro de 2021 por Márcio Tonetti.

Sobre stanleyarco

stanleyarco
Presidente da Igreja Adventista para a América do Sul

Veja Também

Repovoar o Céu

3 minutos de leitura A Educação Adventista, que completou 125 anos no Brasil em 2021, …