Espaço mantido pela igreja abre portas para a mensagem adventista numa região com forte preconceito contra os cristãos
Na cidade finlandesa de Kuusamo, a apenas 60 quilômetros do Círculo Ártico, um restaurante vegetariano mantido pela Igreja Adventista tem feito sucesso. Surpreendentemente, o estabelecimento implantado no mesmo espaço em que funciona o templo se tornou um dos mais populares numa região em que a carne é considerada um item indispensável do cardápio. Recentemente, um jornal local considerou “um milagre” o fato de o restaurante Karpalo (“Arando”, em português) ter sobrevivido em uma cultura tão carnívora.
O projeto começou em 2013, quando Paavo Hautala, pastor local, desafiou sua congregação com a proposta. Alguns anos antes ele havia passado por uma mudança radical. Com a saúde bastante fragilizada, o pastor decidiu mudar completamente sua dieta, tornando-se vegetariano. Os resultados positivos da atitude dele impressionaram os médicos. Essa experiência o estimulou a pensar em meios que pudessem levar outras pessoas de sua comunidade a também adotar um estilo de vida mais saudável.
Três anos depois de o projeto sair do papel, a iniciativa se tornou não apenas conhecida, mas ajudou a quebrar barreiras culturais que impediam a propagação do evangelho numa região em que cristãos são alvo de preconceito.
O pastor Hautala não tem dúvidas de que projetos como o do restaurante estão sendo meios usados por Deus para abrir portas para o evangelho especialmente nas regiões mais secularizadas. Como ele conta, muitos finlandeses influentes frequentam o estabelecimento. Com frequência, o pastor ora com os clientes. “Um professor idoso que frequentou o local, mas que costumava criticar fortemente a Igreja Adventista, agora doa dinheiro para a ADRA. Ele também já informou que leu o livro História da Redenção e outras obras da escritora Ellen White. Além disso, afirmou que está cogitando deixar sua propriedade para a obra missionária da igreja”, relata.
Somado ao trabalho no restaurante, a igreja local está envolvida no atendimento aos refugiados. Uma das formas de apoio os imigrantes tem sido oferecer a eles aulas de finlandês. Há oito anos a congregação também administra uma loja de roupas usadas, que costuma receber, em média, 100 clientes por dia.
De acordo com o pastor Hautala, como resultado desses esforços, a influência da igreja tem se expandido na região. Além dos moradores que já foram batizados, outros têm feito cursos bíblicos por correspondência e em breve também devem tomar a decisão de seguir a Cristo.
“Se uma igreja com uma frequência média de 15 a 20 pessoas está fazendo tudo isso, o que Deus poderá fazer por meio de uma congregação com 150 a 200 membros que avançar pela fé e pela oração?”, desafia o pastor.
Conforme ressalta o pastor Paavo Hautala, a história da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Kuusamo está inspirando os adventistas em toda a Finlândia, a terra do sol da meia-noite, das renas e da aurora boreal. Atualmente, o país conta com cerca de 5 mil adventistas, distribuídos em 70 igrejas, de acordo com dados do Departamento de Arquivos, Estatísticas e Pesquisa da sede mundial da denominação. [Equipe RA, da redação / Com informações de Joakim Hjortland, da Adventist Review]
Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.