#EuVouORAR+

3 minutos de leitura

O programa 10 Horas de Oração e 10 Dias de Jejum deste ano é um convite do coração de Deus para o seu coração

Stanley Arco

Foto: Adobe Stock

Jesus encontrava na oração a força para cada desafio de Seu dia a dia. Ele estava em contato com o Pai. Ensinou os discípulos a orar e os incentivou a perseverar e não desanimar. Para você, como é a oração?

“A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo”, definiu Ellen White (Caminho a Cristo, p. 93). Para mim, esse é o conceito de oração que me deixa mais feliz. O pastor Mark Finley desafia cada um a não se levantar da oração enquanto não sentir a paz que Deus prometeu.

Em João 17 temos a mais longa oração de Jesus. Ele orou por Si mesmo, por Seus discípulos e por nós. “Devemos fazer dessa oração nosso estudo principal”, escreveu a mensageira do Senhor (Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 196).

Ao orar por Si mesmo, pelos discípulos e por nós, Jesus revelou Suas prioridades: a glorificação do Pai, a segurança de Seus filhos, a unidade da igreja, a santificação de Seu povo, a evangelização de todos. Essas são as nossas prioridades?

Jesus orou pela glorificação do Pai (Jo 17:1-5). Por Sua vida abnegada, Ele revelou o amor e o caráter de Deus ao mundo. Recebeu glória do Pai para retribuir com glorificação.

Jesus orou por segurança e alegria (v. 12, 13). Deus é nosso Protetor. Nossa segurança depende Dele. Nossa felicidade só é completa Nele.

Jesus orou por santidade (v. 17). A santidade que precisamos está em Sua Palavra. O plano de leitura de um capítulo diário da Bíblia (Reavivados por Sua Palavra) tem sido uma bênção para mim e para milhares de pessoas. Afinal, “uma única frase da Escritura é de muito mais valor que dez mil ideias e argumentos humanos” (Testemunhos Para a Igreja, v. 7, p. 71).

Jesus orou por unidade (v. 11, 21-23). Ele quer que sejamos um. Um lobo atacar uma ovelha não é novidade, mas uma ovelha afligir outra ovelha dá o que pensar. A unidade entre as ovelhas tem um propósito: mostrar Jesus ao mundo. O maior sermão da igreja é a unidade entre os irmãos. Você e eu precisamos ser “Jesus” para as pessoas.

Jesus orou pela missão (v. 23). “Jesus via em cada pessoa alguém a quem devia ser feito o chamado para Seu reino. […] Retirava-Se muitas vezes para as montanhas a fim de orar a sós, mas isso era um preparo para Seu labor entre os homens, na vida ativa” (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, p. 151).

As prioridades de Jesus em sua vida intensa de oração incluíam a glorificação do Pai, a segurança de Seus filhos, a santificação de Seu povo, a unidade da igreja e a salvação de todos

Nossa oração está concentrada nessas prioridades de Jesus? Enquanto esteve na Austrália, Ellen White enfrentou um reumatismo e sentiu grandes dores durante 11 meses. A única parte do corpo que não doía era o braço direito. Não podia permanecer deitada por mais de duas horas seguidas. Os médicos disseram que ela não voltaria a caminhar. Mesmo assim, vivia conectada com Jesus em oração. Nesse tempo, ela escreveu O Desejado de Todas as Nações.

Dessa experiência, ela relatou: “Então passei a orar fervorosamente e sempre obtive o doce conforto nas promessas de Deus. […] Esses meses de sofrimento foram os mais felizes da minha vida, em virtude do companheirismo de meu Salvador.” E nos desafia: “Se vocês lançarem sua alma desamparada sobre Cristo, Ele trará alegria e paz à sua vida” (Carta 34, 1907).

Neste mês, em toda a América do Sul celebraremos o programa 10 Dias de Oração e 10 Horas de Jejum, com o tema das três mensagens angélicas de Apocalipse 14. Será um forte chamado à oração, ao reavivamento, à adoração. Aproveite essa oportunidade para ter uma conexão maior com Deus. Eu preciso. Você precisa. A igreja precisa. O mundo precisa! Deus está pronto para nos entregar grandes bênçãos. Participe e use esta hashtag: #EuVouOrar+.

STANLEY ARCO é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul

(Texto publicado na seção Bússola da Revista Adventista de fevereiro de 2022)