Do rio Mississippi ao rio da vida

3 min de leitura

Reflexão sobre a assembleia mundial da igreja

Stanley Arco

O rio Mississippi é o quarto mais extenso do mundo e o segundo nos Estados Unidos. Ele e seu afluente Missouri, com 6.275 km de extensão, constituem a maior fonte de água da América do Norte.

Na margem oeste do rio Mississippi, que na língua ojibwa significa “grandes águas” ou “pai das águas”, foi fundada a cidade de St. Louis, no Missouri. Nela foi construído o “Arco Gateway”, que é um “monumento à expansão nacional de Jefferson”. Com 200 metros de altura, é o monumento mais alto dos Estados Unidos. Nessa cidade, bem perto do Arco, foi realizada a 61ª Assembleia da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com o tema “Jesus Está Voltando. Envolva-se!”

A igreja foi organizada no dia 21 de maio de 1863 com 3.500 membros e 125 igrejas. Hoje somos 21.909.937 adventistas, que se reúnem em 169.268 igrejas e grupos. Graças a Deus pelos 8.548.426 batizados nos últimos sete anos. Estamos atuando em 212 dos 235 países do mundo. Ainda precisamos alcançar 23 países que não têm presença adventista.

Foi emocionante ver uma igreja que, embora enfrente desafios, com a graça de Deus vem crescendo e cumprindo a missão:

 Vimos os irmãos da Rússia e da Ucrânia louvando juntos a Deus.

 Presenciamos o batismo de cinco pessoas das Filipinas que eram parte das guerras internas por 20 anos, tanto perseguidos como perseguidores. Foram alcançados pelo evangelho por meio da Rádio Mundial Adventista. Já somam 2 mil batizados no total.

 Ouvimos e vimos informes de toda parte do mundo e de diferentes áreas da igreja.

 Participamos de momentos de oração e estudo da Bíblia, com lindos temas.

 Cantamos forte sobre nossa bendita esperança.

 O pastor Ted Wilson, escolhido para continuar como presidente, nos desafiou a estudar a Palavra e reter o que temos porque Jesus está voltando.

 Na conclusão, houve uma festa das nações, com trajes típicos e bandeiras, inclusive as bandeiras dos países que ainda não foram evangelizados. O pastor Ted Wilson convidou a igreja mundial a enviar obreiros e terminar a obra.

A próxima assembleia poderia ser às margens do rio da vida.

Deus quer derramar a luz, a alegria e a glória de Sua presença para testemunharmos do que Ele fez e está fazendo por nós. Ele quer que falemos de Sua vinda, que o fim de todas as coisas está perto e que devemos estar preparados para Sua vinda. Espera-nos “a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o Arquiteto e Construtor” (Hb 11:10).

“Eu quero ver o Rei em Sua formosura”, escreveu Ellen White. “Quero que também vocês O contemplem. Cristo conduzirá Seus remidos junto ao rio da vida e explicará tudo quanto lhes foi motivo de perplexidade neste mundo. Serão desvendados para eles os mistérios da graça” (Testemunhos Seletos, v. 3, p. 277).

A próxima assembleia deverá ocorrer novamente às margens do rio Mississippi, mas, se tivermos saído cheios do Espírito, se estudarmos Sua Palavra e vivermos Sua verdade, se nos comprometermos com a missão, poderá ser às margens do rio da vida. Vamos orar e atuar para que, pela graça de Deus, seja assim, porque Jesus está voltando. Envolva-se!

STANLEY ARCO é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul

(Publicado originalmente na seção Bússola da Revista Adventista de julho/2022)

Deixe uma resposta