Oração da Mensageira do Senhor

6 min de leitura

Ellen White falando na sessão da Conferência Geral de 1901, aos 74 anos. Foto: AC – EGWRC

Esta oração de Ellen G. White, proferida na Assembleia da Associação Geral de 1903 em Oakland, Califórnia, Estados Unidos, foi resgatada na 61ª assembleia, em St. Louis, tendo sido impressa, inclusive, para cada delegado. As principais questões tratadas naquela reunião administrativa foram a aprovação dos ajustes na reorganização da Associação Geral em 1901, a propriedade do Sanatório de Battle Creek e a futura localização da Review and Herald Publishing Association. Ambas as instituições haviam sido destruídas por incêndios: primeiro o edifício principal do sanatório, em 18 de fevereiro de 1902, e depois o edifício central da editora, em 30 de dezembro de 1902. Os textos bíblicos são da Nova Versão Internacional.

Pai Celestial, Tu disseste: “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta” [Mateus 7:7]. Pai Celestial, precisamos do Teu Espírito Santo. Não queremos trabalhar de forma independente, mas em harmonia Contigo. Queremos estar em condições que permitam ao Espírito Santo de Deus vir sobre nós com o Seu poder vivificador e santificador. Manifesta-Te a nós nesta manhã! Elimina toda névoa e toda nuvem de escuridão!

Chegamos a Ti, nosso compassivo Redentor, e Te pedimos, em nome de Cristo, em nome do Teu próprio Filho, que manifestes o Teu poder ao Teu povo aqui. Queremos sabedoria, queremos a justiça, queremos a verdade, queremos que o Espírito Santo esteja conosco.

Colocaste diante de nós uma grande obra que deve ser realizada em favor daqueles que aceitaram a verdade e em favor daqueles que ignoram nossa fé. Ó Senhor, como tens dado a cada pessoa a sua obra, rogamos que o Espírito Santo impressione a mente humana sobre a responsabilidade pela obra que deve repousar sobre cada pessoa individualmente, de acordo com o Teu desígnio. Queremos ser provados. Queremos ser plenamente santificados. Queremos estar preparados para a obra. E aqui, nesta assembleia da Associação Geral, queremos ver uma revelação do Espírito Santo. Queremos luz, Senhor, pois Tu és a Luz. Queremos a verdade, Senhor, pois Tu és a Verdade. Queremos o caminho certo, pois Tu és o Caminho.

Senhor, eu Te suplico que todos sejamos sábios o suficiente para discernir que devemos individualmente abrir o coração a Jesus Cristo para que, por meio do Espírito Santo, Ele possa nos restaurar e nos moldar à imagem divina. Ó meu Pai, meu Pai, abrande e subjugue nosso coração! Queremos nesta manhã nos entregar completamente a Ti; queremos renunciar à nossa vontade, ao nosso caminho, às nossas formas de agir que não estejam em conformidade com a Tua vontade. Queremos aceitar o caminho do Senhor, a vontade do Senhor, o conselho do Senhor. Vem, ó vem em nosso meio nesta manhã e move os corações velhos e jovens. De maneira especial, toca o coração daqueles que estão lidando com as verdades do evangelho, para que todos sejam iluminados com os raios resplandecentes que permitiste brilhar em Tua Palavra, a fim de que a Tua instrução chegue ao conhecimento humano com o poder e o Espírito do Deus Vivo.

Reconhecemos diante de Ti que não honramos o Teu nome como deveríamos. Reconhecemos diante de Ti que precisamos ter o coração quebrantado. Desejamos agora mesmo ser reconvertidos; desejamos agora mesmo compreender o que Cristo é para nós, e o que somos e podemos ser para Ele como Seus cooperadores, “cooperadores de Deus” [1 Coríntios 3:9].

Ó meu Pai, que toda alma que está confusa, toda alma que não pode entender e ver o caminho, tenha o caminho diante de si tão claro que a névoa seja removida e a nuvem passe, para que o Sol da justiça possa brilhar nas câmaras da mente e no templo da alma. Lava-nos, e ficaremos limpos, Senhor. Permite que a enternecedora misericórdia, a misericórdia que vem de Ti, entre em cada coração. Então, ao experimentarmos a enternecedora misericórdia de um compassivo e amoroso Salvador, nossos corações, unidos uma vez mais, baterão em uníssono, e todos estarão ombro a ombro no avanço desta grande obra.

Não podemos ser indiferentes, Senhor. Não podemos nos dar ao luxo de trabalhar em oposição uns aos outros. Devemos confiar em Ti, e pedimos, nesta manhã, que derrames o Espírito Santo sobre nós. Estamos prontos para receber o Consolador. Abrimos a porta do nosso coração e convidamos o Salvador a entrar. Nós Te amamos, querido Salvador. Tu sabes que Te amamos. Vemos em Ti encantos incomparáveis, e desejamos que cada pessoa olhe constantemente para Ti, o Autor e Consumador da nossa fé.

Vem, Senhor Jesus, vem e toma-nos como somos. Cobre-nos com o manto da Tua justiça. Remove nossos pecados. Nosso Salvador, vieste à terra para fazer isso. Arrependemo-nos dos nossos erros. Lamentamos cada vez que nos afastamos de Ti. Pedimos que perdoes nossas transgressões, para que possamos mostrar ao mundo que temos um Salvador que é capaz de remover nossos pecados e nos imputar Sua própria justiça.

Senhor, nós Te aceitamos agora, nós Te recebemos agora, nós cremos em Ti agora e pedimos que deixes Teu Santo Espírito repousar sobre nós agora. Agora mesmo anda por esta casa, rogamos-Te; e que os anjos que Te acompanham se dirijam a cada assento e a cada coração; e que cada pessoa tenha uma compreensão do que “ela” deveria fazer. Que cada um não olhe ao ser humano, mas para Cristo, que morreu para nos salvar! Somos salvos por Ti, Senhor, e olhamos para Ti, Senhor. Oh, deixa Teu poder vir sobre nós, para nos dizer que nossos pecados estão perdoados! Tu prometeste: “Darei a vocês um coração novo” [Ezequiel 36:26]. Queremos ter o nosso coração renovado, Senhor; ansiamos por isso.

Abençoa nossos irmãos administradores. Abençoa todos aqueles que exercem funções de liderança em nossas instituições. Não queremos que destruas essas instituições; não queremos que sua influência seja eliminada. Queremos que simplesmente removas tudo o que está errado no coração, na vida e no caráter de cada obreiro, para que possas usar cada instituição que Tu mesmo erigiste para glorificar o Teu nome. Precisamos de cada uma delas.

Ó meu Salvador, Tu que mostraste compaixão por todos nós, Te pedimos novamente que nos concedas uma rica porção da Tua misericórdia, do Teu amor eterno. Vem, Senhor Jesus, e faze-nos participantes da Tua natureza divina, para que vençamos a corrupção que, pela concupiscência, há no mundo. Que o Espírito de Cristo e o amor de Deus confortem todos os corações nesta manhã! Afasta as trevas, afasta os poderes enganosos do inimigo e permite que a Tua voz, o Teu Espírito e o Teu amor entrem em nossa alma, para que possamos nos assentar com Cristo Jesus nos lugares celestiais. E o Teu nome terá toda a glória. Amém! (1 de abril de 1903 [Ms 16, 1903])

Traduzido por Alberto R. Timm

1 comment

  1. Glória Maria Vicente Pinheiro 7 junho, 2022 t 02:15 Responder

    QUE o poder do Espírito Santo tome posse dos nossos corações, que seja nosso compromisso diante de DEUS VIVER para honrar e GLORIFICAR o sacrifício do Senhor Jesus Cristo.
    Que nos lembremos do que esta escrito: quer COMAIS QUER BEBAIS OU FAZENDO OUTRA QUALQUER COISA FAZEI TUDO PARA GLÓRIA DE DEUS!

Deixe uma resposta