Mensagem e missão: Unidos para terminar a obra de Deus
Ted Wilson
A mensagem e a missão da Igreja do Adventista do Sétimo Dia se fundamentam e se norteiam pelo chamado da trombeta dos três anjos de Apocalipse 14 e de sua mensagem. Não importa os desafios que enfrentemos, Deus nos chama para avançarmos por Sua força, estendendo a mão com amor e compaixão, levando uma mensagem de esperança e perdão, de reavivamento e reforma, de verdade e fidelidade, a um mundo desesperado e carente.
Desde a Assembleia da Associação Geral (AG) de 2015, o mundo tem experimentado crises significativas e mudanças sem precedentes. Como adventistas do sétimo dia, não devemos nos surpreender com isso, pois as profecias bíblicas predizem a condição do mundo imediatamente antes da segunda vinda de Jesus, e nos foi dito que "os movimentos finais serão rápidos" (Ellen G. White, Evangelismo, p. 32).
Apesar dos desafios, louvamos a Deus, pois, com Sua força, o movimento remanescente que Ele levantou nesses últimos dias continua avançando. As circunstâncias levaram a algumas decisões muito difíceis, incluindo o adiamento da Assembleia da AG por duas vezes. No entanto, Deus nos abençoou de maneira maravilhosa, e nós O louvamos pela certeza de que Ele continuará guiando Sua igreja através de qualquer situação por vir.
Embora o espaço e o tempo deste relatório não nos permitam mencionar todas as formas pelas quais Deus nos conduziu nos últimos sete anos, faremos alguns destaques que mostram como o povo de Deus, do qual você faz parte, respondeu ao chamado divino para ir e alcançar o mundo por Ele.
A LUZ É MAIS FORTE QUE A ESCURIDÃO
Em nenhum lugar a dedicação a esse chamado tem sido mais visível que na Ucrânia, onde a fiel equipe do Hope Channel Ucrânia tem levado ao ar continuamente mensagens e programas bíblicos cheios de esperança, apesar do conflito à sua volta. Em 18 de abril de 2022, o dia em que planejavam relançar o programa Esperança Matinal, vários mísseis bombardearam Lviv, cidade de onde estavam transmitindo. Mesmo assim, a equipe lançou o programa conforme o planejado.
O diretor da emissora, Maksym Krupskyi, escreveu estas palavras em sua página no Facebook:
"Mísseis rasgando o céu, morte de civis, crianças atingidas, adultos seriamente feridos na UTI. Assim amanheceu o dia hoje em Lviv. Agradeço a todos em nossa equipe pela coragem, pois, apesar de tudo isso, continuaram o serviço e encontraram forças para seguir em frente... Talvez agora tenhamos apenas um sorriso triste no rosto e sofrimento no olhar, mas a esperança não morre, e a luz é mais forte que a escuridão!"
Que exemplo inspirador para todos nós! Obrigado a todos os nossos ministérios de divulgação midiática pelo que estão fazendo para trazer luz a este mundo sombrio.
CENTROS DE ESPERANÇA DE VIDA
Na América do Sul, em um Centro de Esperança de Vida no Chile, a luz começou a brilhar sobre as trevas que cercavam uma jovem chamada Consuelo.
Profundamente deprimida, Consuelo tinha deixado de crer em Deus. Então alguém sugeriu que ela fosse ao Centro de Esperança de Vida na cidade de Talca, onde ela encontrou Michelly e Angie, jovens que tinham se oferecido para trabalhar como voluntárias no programa Um Ano em Missão (OYIM). Com o tempo, Consuelo se tornou amiga das voluntárias.
"Senti a presença de Deus em todos os que trabalhavam no Centro," disse Consuelo. "Em tudo que vi, na maneira de agir, no que diziam e no que faziam. Elas me receberam de braços abertos."
As voluntárias convidaram Consuelo para estudar a Bíblia, e ela aos poucos adquiriu uma nova compreensão espiritual e desenvolveu um relacionamento diferente com Deus.
Consuelo diz que hoje ela estaria morta, se não fosse o Centro de Esperança de Vida e o trabalho dos voluntários. "Tentei me matar várias vezes," ela admite. "Eu não conseguia enxergar o futuro. Eu só pensava no presente e nas coisas que me atormentavam, mas ali eu vi o amor de Deus como jamais tinha encontrado em lugar nenhum", ela declarou. Como resultado, Consuelo foi batizada, se uniu à Igreja Adventista do Sétimo Dia e se tornou voluntária naquele Centro.
Os Centros de Influência nas áreas urbanas são uma parte importante da missão da igreja na evangelização das cidades.
MENSAGEM E MISSÃO INSEPARÁVEIS
De acordo com a Bíblia, nossa mensagem e nossa missão estão inseparavelmente ligadas, e a nossa maneira de ler a Bíblia, ou seja, nossa hermenêutica, é vital para essa compreensão. Reconhecendo esse fato, em 2015, durante a Assembleia da AG, foi feito um pedido de que uma abordagem hermenêutica específica fosse adotada para a igreja mundial. A mesa diretiva da Assembleia confiou esse pedido ao Instituto de Pesquisa Bíblica (BRI) da AG.
Em 2020, como resposta a esse pedido, foi lançada a obra intitulada: Hermenêutica Bíblica: Uma Abordagem Adventista. Esse livro de 488 páginas escritas por 12 estudiosos respeitados trata, em seus 14 capítulos, de importantes aspectos da hermenêutica bíblica dentro de uma perspectiva adventista.
O BRI produziu também 14 vídeos que explicam questões abordadas e aprofundadas no livro. Tanto os vídeos quanto os textos foram traduzidos para diversas línguas e estão sendo usados nas salas de aula e compartilhados nas redes sociais.
NOVAS PORTAS PARA O MINISTÉRIO
2020 foi um ano de perplexidade e incerteza, pois a pandemia de COVID-19 envolveu o mundo. No entanto, a missão da igreja de Deus avançou à medida que novas portas para o ministério iam se abrindo.
Muitos recursos especiais foram desenvolvidos como, por exemplo, o Juventude Viva, uma iniciativa de cuidado da saúde emocional, especialmente destinada aos jovens, realizada pelos Ministérios de Saúde, Jovens, Educação, Lar e Família e Missão Global.
Trabalhando em parceria, as Divisões Inter e Transeuropeia produziram uma série de vídeos altamente instigantes que sugeriam formas saudáveis de lidar com situações indesejáveis trazidas pela pandemia.
A Divisão Oeste-Central da África produziu um vídeo para os surdos, com informações importante sobre o COVID-19 em linguagem de sinais e legendas, e o Departamento de Jovens da Divisão Euro-Ásia organizou uma maratona de oração cujo foco foi o poder de Deus.
Várias reuniões evangelísticas on-line ocorreram, incluindo a promovida pela Rádio Adventista Mundial: Decifrando as Profecias Bíblicas com Cami Oetman. A série foi traduzida para 35 idiomas e já teve, até o momento, quase 16 milhões de visualizações.
Na Divisão Norte-Americana, muitos jovens se envolveram com o evangelismo on-line, incluindo 60 estudantes de quatro escolas na Região dos Lagos, que participaram da Contagem Regressiva para a Eternidade, estudando o livro de Apocalipse e os eventos finais.
No Brasil, os jovens adventistas de São Cristóvão impactaram a comunidade com o evangelismo dos balões. Duzentas famílias foram surpreendidas ao encontrar balões presos nas portas, portões e janelas de suas casas, com papeizinhos contendo mensagens bíblicas e palavras do conforto.
OFERECENDO APOIO
Em 2020, quando a maior parte dos noticiários concentrava sua atenção na pandemia, outros eventos trágicos ocorreram, incluindo a terrível explosão ocorrida em Beirute, no Líbano, em 4 de agosto de 2020. Depois da explosão, os estudantes, professores e funcionários da Universidade do Oriente Médio e a equipe de trabalho da União do Oriente Médio e da África do Norte ajudaram na limpeza e ofereceram apoio espiritual logo depois da explosão que matou 219 pessoas e deixou mais de 7 mil feridos.
O desastre deixou trezentas mil pessoas desabrigadas e causou mais de 15 bilhões de dólares em danos à propriedade. A Agência Adventista para o Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (ADRA) estava lá, nessa emergência, distribuindo alimentos, água e suprimentos essenciais.
Essa foi apenas uma das muitas intervenções da ADRA, cujo impacto mundial em 2020 mais que duplicou em comparação com o começo da pandemia de COVID-19, quando foram atendidas 35 milhões de pessoas, bem mais que os 14 milhões beneficiados em 2019. Seu trabalho atual continua impactando e salvando vidas, mais recentemente devido à crise dos refugiados procedentes da Ucrânia e de países vizinhos da Europa Oriental.
GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO ON-LINE
Novos horizontes se abriram para os pequenos grupos à medida que os membros da igreja passaram a usar plataformas eletrônicas para se reunir, por exemplo, via Zoom. Muitos aproveitaram essa oportunidade, incluindo o pastor Ely Magtanong, que mora perto de Chicago, Illinois.
Além de pastorear duas igrejas, o Pr. Magtanong conduz várias reuniões internacionais on-line de estudo bíblico e oração que ele chama de grupos de cuidado. Esses grupos cresceram exponencialmente, à medida que os participantes começaram a convidar seus amigos. Isso foi o que ocorreu com um membro da igreja nas Filipinas. Ele convidou Katrina, que mora nos Estados Unidos, para participar. Katrina estava buscando um propósito mais profundo para sua vida e aceitou com alegria unir-se ao grupo, que estava assistindo a uma série de vídeos evangelísticos do Pastor Mark Finley.
Katrina gostou muito da série e se tornou amiga próxima de Henry e Esmer Taylor, um casal de Nova York que também frequentava as reuniões do grupo. Quando o pastor Magtanong soube que Katrina morava na Virgínia, incentivou-a a visitar a Igreja Esperança Viva, e, para sua alegria, o pregador era o Pr. Mark Finley! Ela continuou os estudos bíblicos com Christian Martin, o pastor da igreja local, e com Finley. Em 2 de outubro de 2021, ela foi batizada, e o casal Taylor estava lá, para se encontrar com ela, pessoalmente, pela primeira vez.
A tecnologia também pavimentou o caminho para que milhões de pessoas tivessem acesso aos escritos de Ellen White. Desde 2015, o número de usuários vem crescendo tremendamente no site e nos aplicativos do White Estate (Centro White), alcançando em média 7,5 milhões de visitantes a cada mês, que representam internautas de quase todas as nações do mundo.
Além disso, o White Estate teve uma média de 225 milhões de consultas e 24 milhões de pedidos de download por mês. Isso representa mais de 2,5 bilhões de buscas e 275 milhões de pedidos de download só em 2021! Louvamos a Deus pela maneira tremenda pela qual Ele vem abençoando esses escritos inspirados.
O PODER DA PALAVRA
O Ministério de Publicações desempenha um papel vital no incentivo ao Envolvimento Total dos Membros através da distribuição de literatura, e em 2022 o projeto do Livro Missionário atingiu 15 anos de existência. Durante esse tempo, mais de 700 milhões de livros foram distribuídos pelas mãos dos membros da igreja. E em 2021, pela primeira vez, foi produzida uma versão em vídeo do livro missionário em parceira com o Departamento de Comunicação da AG.
Outros dois projetos interessantes incluem a tradução de trechos evangelísticos em formato digital para 85 línguas, visando à sua distribuição nos países da janela 10/40, e, em breve, o projeto Grande Conflito 2.0, cuja meta é distribuir pessoalmente um bilhão de exemplares da versão completa de O Grande Conflito, que será o livro missionário para os anos de 2023 e 2024.
Mas alguns não vão esperar até lá. Junto com os membros de sua igreja, o Pastor Duvall Jerry, da Associação de Iowa-Missouri, na Divisão Norte-Americana, separou um dia para distribuir O Grande Conflito em sua comunidade. "Durante anos nós temos procurado uma forma de alcançar nossa comunidade," disse Duvall, "e entregar O Grande Conflito era exatamente o que nós precisávamos." Em um só dia, os membros da igreja distribuíram 1.408 exemplares impressos. "Eles estão empolgados! Esse projeto fez a igreja se unir outra vez, e isso é algo que todos nós podemos apoiar", ressalta o Pr. Duvall.
Mais de 500 jovens ajudaram a difundir as divinas boas-novas do advento em sintonia com o projeto de proclamação global da tríplice mensagem angélica. Essa série, criada pelo Hope Channel Internacional, já está disponível em 30 idiomas, e chegará a 70 em 2026.
O Departamento do Ministério da Mulher criou uma série com 12 estudos bíblicos baseados nas três mensagens angélicas, e o Ministério da Criança e do Adolescente fez uma parceria com o Instituto de Pesquisa em Geociência para criar o livro ilustrado Detetives da Criação a fim de ajudar as crianças a compreender as evidências da criação.
Reconhecendo a importância de formar famílias fortes, o Ministério da Família enfatizou a mensagem de Elias para o fim dos tempos, encontrada em Malaquias 4:5, 6, e os eventos finais anunciados pelos três anjos de Apocalipse 14.
EU IREI
A cada quinquênio a igreja mundial desenvolve um novo foco estratégico, e durante o Concílio Anual de 2019 o tema foi Alcance o Mundo. Eu Irei foi o tema escolhido como novo foco para o período 2020-2025. O tema Eu Irei, originalmente desenvolvido na América do Sul por jovens com grande senso de missão, foi rapidamente adotado por jovens e adultos em todas as partes, e se fundamenta em rigorosas pesquisas realizadas pela Central de Arquivos, Estatística e Pesquisa (ASTR) da Associação Geral.
Melissa DePaiva Gibson, por exemplo, é uma jovem que atendeu ao chamado de Deus para ir. DePaiva Gibson tinha apenas 8 anos de idade quando ela e a família se mudaram para as ilhas de Palau, país localizado no Oceano Pacífico. Lá, seu pai servia como pastor adventista e a mãe trabalhava em uma escola adventista. Melissa e seu irmão rapidamente fizeram amigos e se sentiram em casa.
O pai de Melissa, pastor Ruimar DePaiva; a mãe, Margareth; e seu irmão, Larisson, foram trágica e brutalmente assassinados em 2003, apenas 18 meses depois de terem chegado a Palau. Melissa foi sequestrada, quase estrangulada, jogada barranco abaixo e deixada para morrer. Providencialmente, porém, ela sobreviveu. O autor do delito, Justin Hirosi, foi condenado a três penas de prisão perpétua por seus crimes hediondos.
No funeral, organizado pelo governo local no Ginásio Nacional de Palau, Ruth DePaiva, mãe do pastor assassinado, convidou a mãe do agressor a comparecer. Colocando o braço em volta da mãe de Hirosi, DePaiva disse: "Aqui estamos nós, duas mães. Tenho certeza de que a mãe de Justin orou muitas vezes por seu filho, e tenho certeza de que o coração dela dói demais. Nós lhes ensinamos, os educamos, mas quando crescem os filhos tomam suas próprias decisões."
Ao visitar Hirosi na prisão, De Paiva lhe ofereceu perdão e esperança em Cristo. Então ela pediu que ninguém cometesse nenhum crime parecido contra a família de Hirosi e, em vez de reivindicar vingança, ela incentivou a reconciliação. O gesto de De Paiva transformou e curou o coração da nação.
Quinze anos depois, em 2018, De Paiva Gibson, agora casada e enfermeira, seguiu os passos da avó, voltando a Palau e visitando a prisão onde se encontrou com Hirosi cara a cara e lhe ofereceu perdão.
Essa história surpreendente é contada em um filme lançado recentemente: Retorno a Palau, cuja estreia aconteceu em Palau em 16 de março de 2022. Oferecendo perdão e permitindo que sua história seja contada por meio desse filme tocante, De Paiva Gibson está respondendo ao chamado de Deus para ir e alcançar pessoas para o Senhor neste mundo que sofre.
PERDÃO E RECONCILIAÇÃO
Outra história incrível de perdão e reconciliação aconteceu nas Filipinas. Por meio século, a guerra confrontou o Novo Exército Popular (NEP) do Partido Comunista das Filipinas e o governo filipino, causando a morte de mais de 40 mil pessoas. Nas remotas montanhas de Mindoro, uma das muitas ilhas filipinas, os rebeldes comunistas planejavam a guerra em curso e se preparavam para o combate.
Em 2017, a Rádio Adventista Mundial (AWR) em Mindoro começou a transmitir sermões evangelísticos e estudos bíblicos, como prévia de uma série evangelística de Envolvimento Total dos Membros. Em 2019, até mesmo os rebeldes escondidos nas selvas escutavam a rádio.
O Espírito Santo trabalhou poderosamente e, em 2020, os rebeldes entregaram o coração a Deus e as suas armas ao governo filipino. Uma inacreditável reconciliação ocorreu quando ex-rebeldes e soldados filipinos se abraçaram! Os ex-rebeldes receberam anistia do governo e, no dia 13 de novembro de 2021, foram batizados 2 mil ex-rebeldes do NEP, vestidos com camisetas azuis com os dizeres Eu Irei, junto com o líder do grupo e a esposa dele.
Levando o Eu Irei a sério, esses novos crentes retornaram aos seus antigos esconderijos na selva, onde pregaram a seus amigos rebeldes. Mais uma vez, o Senhor operou poderosamente, e outros 1.219 rebeldes do NEP foram batizados em 9 de abril de 2022.
Caros amigos, ao chegarmos ao fim dos tempos nós enfrentaremos sérios desafios. Cristo em breve voltará, e quantas oportunidade teremos de enfrentar situações de emergência, não pelo nosso próprio poder, mas pelo poder de Deus! Ele guiará nossos passos e trará à tona o que é importante, para que nos lembremos de nossa missão: Proclamar as três mensagens angélicas, mostrar Cristo e Sua justiça às pessoas e viver conforme o ministério de Jesus resumido em Lucas 18.
A Palavra de Deus é a base de tudo que fazemos e somos. Podemos não saber exatamente o que o futuro nos reserva, mas devemos continuar avançando com confiança, dizendo: “Sim, Senhor, eu irei!”
Jesus está voltando! Envolva-se!
Publicado originalmente em inglês no Boletim Geral da Assembleia da Associação Geral, divulgado pela Adventist Review
Tradução: Júlio Leal